quarta-feira, 21 de outubro de 2020

BRASIL: PRESIDENTE JAIR BOLSONARO DIZ QUE BRASIL “NÃO SERÁ COBAIA” DA VACINA CHINESA. VEJA.

 

O presidente Jair Bolsonaro justificou sua decisão de barrar acordo do Ministério da Saúde para a aquisição da CoronaVac dizendo que o imunizante precisa antes ter sua eficácia contra a covid-19 comprovada cientificamente.

A substância é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. Em publicação feita nas redes sociais às 9h45 desta 4ª feira (21.out.2020), Bolsonaro chamou o imunizante de “vacina chinesa de João Doria” e afirmou que a população brasileira “não será cobaia de ninguém“.

Eis o que escreveu Bolsonaro [os grifos são do próprio presidente]:

Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser COMPROVADA CIENTIFICAMENTE PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE e CERTIFICADA PELA ANVISA. O povo brasileiro NÃO SERÁ COBAIA DE NINGUÉM. Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem. Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina“.

Mais cedo, Bolsonaro havia enviado mensagens a integrantes de sua equipe ministerial desautorizando o chefe da pasta da Saúde, Eduardo Pazuello, que havia assinado acordo para a compra das vacinas da Sinovac Biotech. “Alerto que não compraremos vacina da China. Bem como meu governo não mantém diálogo com João Doria sobre covid-19“, disse o presidente.

A CoronaVac está na 3ª e última fase de testes. De acordo com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, a segurança da substância já está comprovada. Falta agora ter certeza sobre sua eficácia.

A substância chinesa está no mesmo estágio de testes que a vacina formulada pelo laboratório AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford. O presidente Jair Bolsonaro assinou, em agosto, uma medida provisória que abre crédito extraordinário de R$ 1,9 bilhão para a produção e aquisição dessa vacina.

No início desta semana, autoridades paulistas apresentaram os resultados dos estudos mais recentes com a CoronaVac. Segundo os estudos, 35% dos 9.000 voluntários tiveram reações leves, como dor no local da aplicação, e nenhum efeito colateral grave durante os testes. O resultado significa que a vacina tem “excelente perfil de segurança“, de acordo com Dimas Covas. “É a vacina mais segura, no momento. Não no Brasil. No mundo“.

Os testes com a CoronaVac no Brasil são realizados desde julho com 13.000 voluntários em São Paulo e mais 6 Estados, bem como no Distrito Federal. As doses são aplicadas em profissionais de saúde que atuam no combate à pandemia. Ainda neste mês, os testes serão expandidos também para idosos, gestantes e portadores de doenças preexistentes.

Fonte: 

Blog Edmilson Moura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CÂMARA DE BACABAL QUARTA-FEIRA 24.04.24. ALUNOS DO 5º ANO DO “CONASA” VISITAM O LEGISLATIVO, FOI APROVADO PROJETO DE RESOLUÇÃO SALA REUNIÕES DR. NONATO CHAVES, PORTARIA VEREADOR ENOQUE LIRA. VEJA VÍDEO, IMAGEM, ASSISTA TODA SESSÃO.

Mesa diretora Câmara. Da esquerda para direita. Vereadora Natália Duda Primeira Secretaria. Vereador Melquiades Neto Presidente e Vereador A...