segunda-feira, 22 de novembro de 2021

CASO DO COMERCIANTE MARQUINHOS DE BACABAL: NA SENTENÇA DE PRONÚNCIA O JUIZ DECIDE SOLTAR OS RÉUS DO CASO MARQUINHOS, QUE VÃO A JÚRI POPULAR

A sentença de pronúncia é uma decisão que não põe fim ao processo: ela apenas decide que existem indícios de um crime doloso contra a vida e que o acusado pode ser o culpado e que, por se tratar de um crime doloso contra a vida, o processo será julgado por um tribunal do júri e não por um juiz sozinho.


Os policiais ficaram em prisão domiciliar até que seja marcado o júri.

Ao revés, no presente, as medidas cautelares diversas da prisão, estabelecidas no artigo 319 do Código de Processo Penal, se mostram adequadas e suficientes para garantir a investigação criminal e assegurar a aplicação da lei penal, posto que revelam-se mais apropriadas ao caso em tela, considerando a adequação da medida ao crime, às circunstâncias do fato e às condições pessoas do acusado.

Dessa forma, não observo a persistência dos requisitos autorizadores para a manutenção da prisão cautelar, de modo que nesse momento não se encontram mais hígidos. 

Entretanto, considerando os fatos já narrados, as medidas cautelares diversas da prisão são recomendáveis. Diante do exposto, a revogação da prisão dos acusados é medida que se impõe. 

I — Comparecimento mensal em Juízo, para informar e justificar atividades;

II — Proibição de ausentar-se por mais de 08 (oito) dias de sua residência sem informa o endereço em que possa ser encontrado, salvo por motivo de saúde;

III — Proibição de acesso ao 15º Batalhão de Polícia Militar ou outras dependências militares;

IV — Proibição de contato, por qualquer meio, com as testemunhas e vítimas do processo;

V — Recolhimento domiciliar no período noturno, a partir de 19:00 horas;

VI — Afastamento da função pública de policial militar;

VII — suspensão do porte de arma;

VII — Monitorização eletrônica pelo prazo inicial de 120 (cento e vinte) dias, podendo ser prorrogado a critério do Juízo.

Ressalve-se que o descumprimento das medidas aqui impostas poderá acarretar a decretação da prisão preventiva dos acusados.

Valle ressaltar, que A SENTENÇA DE PRONÚNCIA significa que o juiz decidiu que existe indícios ou materialidade de um crime doloso contra a vida.

E, após encerrados os recursos dessa sentença, será marcado o Júri Popular, onde os réus serão julgados por membros da comunidade, na verdade, serão os integrantes desse júri que decidirão pela pena ou absolvição dos réus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SARGENTO “PM” MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA BR-402 EM ROSÁRIO MARANHÃO, AO BATER O VEÍCULO EM UM MURO. COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO DA ÁREA SUL EMITIU NOTA DE PESAR.

O PM Edmilson Pereira da Silva, de 53 anos, natural da cidade de Vitorino Freire-MA, morreu em um grave acidente, na manhã desta quarta-feir...