quinta-feira, 25 de junho de 2026

BACABAL-MA: PREFEITO ROBERTO COSTA INICIA NOVA ETAPA DE ASFALTAMENTO E AMPLIA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA EM BACABAL. ASSISTA AO VÍDEO.

Nova etapa de asfaltamento reforça compromisso da gestão Roberto Costa com a mobilidade urbana.

A Prefeitura de Bacabal deu início, nesta quinta-feira dia 25/06/2026, a uma nova etapa do programa de recuperação e pavimentação das vias urbanas do município.

A primeira frente de trabalho foi lançada na Rua Magalhães de Almeida, uma das mais importantes da cidade, responsável por ligar a região central à BR-316 e conhecida como Avenida das Clínicas por concentrar hospitais, laboratórios e unidades de saúde.

O serviço prevê o recapeamento completo da via, com nova pavimentação e sinalização, garantindo mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para motoristas e pedestres.

Segundo o prefeito Roberto Costa, a intervenção vai além de uma simples operação de manutenção e representa um investimento estruturante para a cidade.

“Estamos iniciando aqui pela Magalhães de Almeida, que é uma via importante de passagem na cidade. Não vai ser um tapa-buraco. Aqui será feito um recapeamento completo de toda essa via. Vamos fazer uma nova pista, que também será sinalizada, para que possamos oferecer melhores condições de tráfego, com mais agilidade e tranquilidade para a nossa população.”

Além da Rua Magalhães de Almeida, a gestão municipal também iniciou os serviços de terraplenagem para pavimentar a Avenida do Sopão, no bairro Novo Horizonte, atendendo a uma reivindicação histórica dos moradores.

Os serviços serão estendidos ainda para outros bairros da cidade, incluindo a Avenida Principal do Residencial José Lisboa.

As novas frentes de trabalho reforçam uma política contínua de investimentos em infraestrutura urbana implementada pela administração municipal.

Somente no primeiro ano de gestão, cerca de 70 quilômetros de vias urbanas receberam pavimentação, resultado de uma parceria entre o Município e o Governo do Estado.

O prefeito destacou a importância da colaboração institucional para a realização das obras. “No ano passado e no começo deste ano, fizemos um investimento junto com o Governo do Estado. Aproveito para agradecer também o apoio do governador Brandão e do secretário, à época, Orleans Brandão, que era secretário de Assuntos Municipalistas e nos ajudou muito. Nós realizamos cerca de 70 quilômetros de asfalto na nossa cidade.”

Os investimentos já realizados beneficiaram diversos bairros, entre eles Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e outras localidades, melhorando significativamente a mobilidade urbana e a qualidade de vida da população.

De acordo com Roberto Costa, os resultados alcançados nas áreas já contempladas permitiram à Prefeitura avançar para novas etapas do programa de pavimentação.

“Uma coisa importante que precisa ser destacada é que, onde o asfalto foi feito, não tivemos problemas. Não tivemos dificuldades, por exemplo, nos bairros Areia, Pantanal, Santos Dumont, Vila São João, Santa Marina e em várias outras áreas onde executamos esse serviço. O asfalto se manteve em boas condições. Por isso, agora temos condições de ampliar esse trabalho para outros bairros.”

Paralelamente às obras de pavimentação, a Prefeitura mantém equipes atuando diariamente em serviços de limpeza urbana e manutenção da drenagem em diversos pontos da cidade.

As ações incluem capina, roçagem, poda de árvores, varrição de ruas, limpeza de canais, galerias e demais estruturas responsáveis pelo escoamento das águas pluviais.

Com investimentos contínuos em infraestrutura, mobilidade e manutenção urbana, a gestão municipal segue avançando na modernização da cidade e na construção de uma Bacabal mais organizada, segura e preparada para atender às necessidades da população.

ASSISTA AO VÍDEO:

DEPUTADO JOSIMAR MARANHÃOZINHO É ALVO DA“PF” EM OPERAÇÃO CONTRA CORRUPÇÃO, FORAM APRENDIDOS, MAÇOS DE DINHEIRO EM OPERAÇÃO QUE APURA SUSPEITA DE DESVIO DE EMENDA PARLAMENTAR; VEJA IMAGENS.

Dinheiro apreendido em operação Afluente, que investiga desvio de emendas parlamentares — Foto: Reprodução/ Polícia Federal.


Agentes cumpriram 18 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Goiás e Maranhão.

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira , uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.

Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ao esquema

A nova ação ocorre poucas semanas após Josimar Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.

Ao votar pela condenação, o relator, ministro Cristiano Zanin do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que as provas orais, documentais, conversas de WhatsApp e registros bancários demonstraram que as emendas parlamentares eram tratadas como “moeda de troca”.

Segundo o magistrado, os parlamentares “mercadeavam” o orçamento público, transformando a destinação de recursos federais em fonte de obtenção de vantagens ilícitas.

VEJA IMAGENS:

Helicóptero apreendido durante Operação Afluente — Foto: Reprodução/ Polícia Federal
Helicóptero apreendido durante Operação Afluente — Foto: Reprodução/ Polícia Federal
Dinheiro apreendido durante operação Afluente — Foto: Reprodução/ Polícia Federal
Dinheiro apreendido durante operação Afluente — Foto: Reprodução/ Polícia FederaL

Maranhãozinho já foi condenado por ter cobrado e recebido propinas para encaminhar emendas parlamentares a municípios do Maranhão. A sentença foi imposta em março pelo Supremo, e também atingiu os deputados Gildenemyr de Lima Sousa (Pastor Gil) (PL-MA) e João Bosco da Costa (Bosco Costa) (PL-SE). Tratou-se da primeira condenação de parlamentares por corrupção pela “venda” de emendas.

A Primeira Turma do Supremo entendeu que ficou comprovada a denúncia de que, entre janeiro e agosto de 2020, os deputados pediram a um prefeito do interior maranhense o pagamento de R$ 1,7 milhão em propina em troca da indicação de cerca de R$ 6,7 milhões em emendas para a cidade.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

ACUSADOS DE MATAR CARLIELTON “ELTON” EVERLAN SOUSA SANTOS E CLEITON SILVA PEREIRA, SÃO JULGADOS E CONDENADOS, PELO TRIBUNAL DO JÚRI EM BACABAL. ASSISTA AO VÍDEO.

IMAGEM FALANDO SÉRIO BACABAL.

Após quase cinco anos do assassinato de Carlielton Pereira Tudes, conhecido como “Elton”, a Justiça realizou no dia 23 de junho de 2026, no Salão do Júri do Fórum da Comarca de Bacabal, o julgamento de Everlan Sousa Santos e Cleiton Silva Pereira, acusados de participação no crime ocorrido em outubro de 2021, no bairro Santos Dumont.

O júri popular de Everlan e Cleiton foi encerrado já na madrugada do dia 24/06/2026. Os dois sentaram no banco dos réus acusados de tirarem a vida do Elton.
Após horas de julgamento, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação dos acusados. Cleiton foi condenado a 18 anos de prisão, enquanto Everlan recebeu a pena de 17 anos e 6 meses de reclusão.

Durante a sessão, defesa e acusação apresentaram seus argumentos ao corpo de jurados. A defesa utilizou diversas teses na tentativa de obter a absolvição dos réus. Já o Ministério Público sustentou o pedido de condenação e apresentou suas argumentações ao longo do julgamento.

Familiares da vítima e dos acusados acompanharam toda a sessão no Fórum de Bacabal. Após a decisão dos jurados, Everlan Sousa Santos foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado, enquanto Cleiton Silva Pereira recebeu pena de 18 anos de reclusão, também em regime fechado.



Cleiton Silva Pereira recebeu pena de 18 anos de reclusão, também em regime fechado.


Everlan Sousa Santos foi condenado a 17 anos de prisão em regime fechado




A defesa dos condenados informou que irá recorrer da decisão, conforme previsto na sentença.

Após a leitura da condenação, familiares de Carlielton Pereira Tudes afirmaram à equipe de reportagem que a decisão do Tribunal do Júri representou um sentimento de justiça diante da perda sofrida pela família.

A imprensa presente também ouviu familiares da vítima, representantes do Ministério Público, a defesa dos acusados e o magistrado responsável pelo julgamento, que acompanharam um dos júris mais aguardados dos últimos anos em Bacabal.

Embora Carlielton Pereira Tudes “Elton” fosse conhecido no meio policial e tivesse antecedentes criminais, o Tribunal do Júri analisou exclusivamente a responsabilidade dos acusados no homicídio ocorrido em outubro de 2021, culminando com a condenação dos dois réus. Everlan Sousa Santos e Cleiton Silva Pereira.

ASSISTA AO VÍDEO:


terça-feira, 23 de junho de 2026

LEMBRA DESTE CASO: JUSTIÇA CONDENA A 66 ANOS DE PRISÃO MULHER ACUSADA DE MATAR DOIS IRMÃOS COM OVO DE PÁSCOA ENVENENADO. ASSISTA AO VÍDEO.

FOTO REPRODUÇÃO.

Jordélia Pereira Barbosa foi condenada a 66 anos de prisão, em regime fechado, pelo envenenamento que matou duas crianças em Imperatriz, no Maranhão, após o envio de um ovo de Páscoa contaminado à casa da família. As informações são do g1.

A decisão foi proferida na madrugada desta terça-feira, 23, pelo Tribunal do Júri. As vítimas foram Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, que morreram depois de consumir o chocolate. A mãe das crianças, Mírian Lira, também ingeriu o doce, ficou internada por dias em uma UTI, mas sobreviveu.

De acordo com a acusação, o ovo de Páscoa enviado à residência continha chumbinho, um pesticida usado clandestinamente no Brasil para matar ratos. O crime ocorreu em abril do ano passado e, segundo a investigação, foi motivado por ciúme e vingança. Jordélia era ex-namorada do companheiro de Mírian à época.

A Justiça determinou o cumprimento imediato da pena, manteve a prisão preventiva da condenada e negou o direito de recorrer em liberdade. A sentença também estabeleceu o pagamento de indenização por danos morais às vítimas e aos familiares.

Jordélia Matos Araújo, de 36 anos, foi presa na cidade de Santa Inês, na região do Médio Mearim. — Foto: Divulgação/Redes sociais


Condenação

Jordélia foi condenada pelos dois homicídios consumados e pela tentativa de homicídio contra Mirian Lira. A pena deverá ser cumprida inicialmente em regime fechado.

Presa preventivamente desde 17 de abril de 2025, a condenada permanecerá custodiada e não poderá recorrer da decisão em liberdade.

A decisão representa um importante capítulo para os familiares das vítimas e para Mirian Lira, que enfrentou graves consequências físicas e emocionais após o crime. À época, ela chegou a ser internada em estado grave e precisou ser intubada.

Após a leitura da sentença, representantes da acusação classificaram o resultado como uma resposta da Justiça à gravidade dos fatos.

“A Justiça reconheceu a extrema gravidade do crime e a responsabilidade da acusada pelos atos praticados”, afirmou a assistência de acusação.

(CLIQUE AQUI) e assista ao vídeo.


domingo, 21 de junho de 2026

PESQUISA DATAFOLHA CONFIRMA LIDERANÇA DE LULA NO PRIMEIRO E NO SEGUNDO TURNO.

Lula lidera no Datafolha(Photo: Brasil 247 / Dall-E)Brasil 247 / Dall-E

Presidente aparece com 41% contra 31% de Flávio Bolsonaro no cenário principal e venceria todos os adversários testados em eventual segundo turno.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na corrida presidencial de 2026, segundo nova pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20). No cenário mais provável de primeiro turno, Lula aparece com 41% das intenções de voto, contra 31% de Flávio Bolsonaro (PL), consolidando uma vantagem de dez pontos sobre o principal nome da oposição.

O levantamento, publicado pela Folha de S.Paulo, mostra estabilidade em relação à rodada anterior, quando Lula tinha 40% e Flávio Bolsonaro aparecia com os mesmos 31%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 139 cidades, na quarta-feira (17) e na quinta-feira (18). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

Lula lidera isolado no primeiro turno

No principal cenário estimulado, Lula e Flávio Bolsonaro aparecem isolados à frente dos demais pré-candidatos. Depois do presidente, com 41%, e do senador, com 31%, surgem Ronaldo Caiado (PSD) e Renan Santos (Missão), ambos com 3%.

Na sequência aparecem Romeu Zema (Novo), Aécio Neves (PSDB), Samara Martins (UP) e Augusto Cury (Avante), todos com 2%. Joaquim Barbosa (DC), Cabo Daciolo (Mobiliza) e Rui Costa Pimenta (PCO) registram 1% cada. Hertz Dias (PSTU) e Edmilson Costa (PCB) não pontuaram. Brancos e nulos somam 7%, enquanto 4% dizem não saber em quem votar.

A pesquisa também trouxe novidades na composição do cenário eleitoral, como a entrada de Aécio Neves, nome cogitado pelo PSDB para a disputa presidencial, e a substituição de Aldo Rebelo por Joaquim Barbosa no DC.

Presidente também lidera nas simulações de segundo turno

O Datafolha confirma a vantagem de Lula também nas simulações de segundo turno. Contra Flávio Bolsonaro, o presidente mantém o mesmo placar registrado há um mês: 47% para Lula e 43% para o senador. Brancos e nulos somam 8%, e 1% não sabe.

A estabilidade ocorre após o impacto inicial do caso Dark Horse, nome do filme sobre Jair Bolsonaro que Flávio Bolsonaro teria tentado financiar com recursos de Daniel Vorcaro, do Banco Master. Na rodada anterior, realizada depois da revelação do pedido de dinheiro, a diferença entre Lula e Flávio no segundo turno havia chegado a quatro pontos.

Segundo o levantamento, o escândalo que atingiu Flávio Bolsonaro também passou a produzir efeitos no campo governista, após desdobramentos envolvendo o Banco Master. A nova pesquisa, porém, capta apenas parcialmente esse movimento, pois foi feita nos dias 17 e 18, sendo que a operação da Polícia Federal que mirou Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado, ocorreu no dia 18.

Lula vence Caiado e Zema em disputas diretas

O Datafolha também testou outros dois cenários de segundo turno. Contra Ronaldo Caiado, Lula aparece com 47%, ante 41% do ex-governador de Goiás. Brancos e nulos são 10%, e 2% não sabem. A diferença entre os dois oscilou de nove pontos na pesquisa anterior, quando o placar era de 48% a 39%, para seis pontos no levantamento atual.

Na simulação contra Romeu Zema, Lula tem 48%, contra 39% do ex-governador de Minas Gerais. A diferença é a mesma observada na rodada anterior. Nesse cenário, brancos e nulos somam 11%, e 2% não sabem.

Os resultados indicam que, apesar da estabilidade geral, Lula segue como favorito nas principais simulações testadas pelo instituto, mantendo vantagem tanto no primeiro turno quanto em todos os cenários de segundo turno apresentados.

Pesquisa espontânea reforça polarização entre Lula e Flávio

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Lula também lidera. O presidente é citado por 30% dos eleitores, enquanto Flávio Bolsonaro aparece com 17%.

Ronaldo Caiado, Romeu Zema e Renan Santos registram 1% cada. O resultado reforça a posição de Flávio Bolsonaro como principal nome do campo anti-Lula, embora ainda distante do presidente na lembrança espontânea do eleitorado.

A pesquisa também mediu a rejeição dos principais nomes da disputa. Quando perguntados em qual candidato não votariam de jeito nenhum, 48% dos entrevistados citaram Flávio Bolsonaro, enquanto 46% mencionaram Lula. Os dois estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Aécio Neves aparece em terceiro lugar no índice de rejeição, com 23%. Romeu Zema é rejeitado por 17%, e Ronaldo Caiado, por 14%.

O dado mostra que a disputa permanece fortemente polarizada. Ao mesmo tempo em que Lula lidera as intenções de voto, tanto ele quanto Flávio Bolsonaro concentram altos índices de rejeição, o que tende a manter a eleição marcada por forte antagonismo político.

Caso Dark Horse e Banco Master entram no centro da disputa

O caso Dark Horse teve impacto relevante na trajetória eleitoral de Flávio Bolsonaro. Em abril, o senador havia conseguido empatar com Lula na simulação de segundo turno. Depois da revelação de que ele havia pedido dinheiro a Daniel Vorcaro, do Banco Master, para financiar o filme sobre Jair Bolsonaro, a diferença voltou a favorecer Lula.

No primeiro turno, a vantagem do presidente, que era de três pontos, chegou a nove pontos na rodada anterior e agora está em dez pontos. Para Flávio, a estabilidade do novo levantamento pode ser lida como sinal de contenção de danos. Para Lula, porém, o resultado indica que o governo ainda não conseguiu ampliar sua vantagem de forma significativa.

A situação se tornou mais complexa para o Palácio do Planalto depois que o escândalo do Banco Master passou a atingir também figuras próximas ao governo. A operação da Polícia Federal contra Jaques Wagner, amigo de Lula e líder do governo no Senado, acendeu um alerta entre governistas, que temem perder força na exploração política do caso contra Flávio.

Pacote econômico e escala 6x1 ainda não impulsionam Lula

O Datafolha é o primeiro levantamento divulgado após a Câmara dos Deputados aprovar o fim da escala 6x1, uma das principais apostas do governo Lula para ampliar seu apoio popular. A proposta, no entanto, está travada no Senado e corre o risco de ficar para depois de outubro.

O governo também tenta capitalizar um pacote de medidas de mais de R$ 140 bilhões em créditos e subsídios. Até o momento, porém, a pesquisa indica que essas iniciativas ainda não produziram um salto expressivo nas intenções de voto do presidente.

A menos de dois meses do início oficial da campanha, Lula e Flávio Bolsonaro têm travado embates em temas como soberania, Pix e segurança pública. Depois de um encontro com Donald Trump, atual presidente dos Estados Unidos, Flávio conseguiu que facções criminosas fossem consideradas terroristas pelos EUA e apresentou uma série de propostas de linha dura para reanimar sua base conservadora.

Em resposta, Lula prometeu um programa contra roubo de celulares e cobrou a presença de ministros em inaugurações de obras pelo país. Governistas também passaram a investir em ataques a Flávio Bolsonaro, classificando-o como traidor por seu alinhamento aos Estados Unidos em meio à ameaça de novas tarifas contra o Brasil.

Recortes do eleitorado mostram bases consolidadas

Os recortes do Datafolha reforçam tendências já conhecidas pelas campanhas. Lula tem desempenho superior entre mulheres, donas de casa, estudantes, eleitores mais pobres, menos escolarizados, pretos, homossexuais e bissexuais, além de liderar com ampla vantagem no Nordeste, onde chega a 61%.

Flávio Bolsonaro, por sua vez, apresenta melhor desempenho entre empresários, eleitores de renda mais alta, evangélicos, brancos e moradores do Sul. Na região Sul, o senador alcança 54%.

Em uma eventual disputa de segundo turno, Lula marca 52% entre mulheres, contra 37% de Flávio. Entre donas de casa, o presidente tem 56%, e o senador, 38%. Entre estudantes, Lula aparece com 55%, ante 38% do bolsonarista. Já no universo dos empresários, Flávio lidera com 69%, enquanto Lula registra 25%.

O desempenho mais fraco entre mulheres ajuda a explicar a busca de Flávio Bolsonaro por uma vice mulher, numa tentativa de reduzir a desvantagem em um segmento decisivo do eleitorado.

BACABAL-MA: PREFEITO ROBERTO COSTA INICIA NOVA ETAPA DE ASFALTAMENTO E AMPLIA INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA EM BACABAL. ASSISTA AO VÍDEO.

Nova etapa de asfaltamento reforça compromisso da gestão Roberto Costa com a mobilidade urbana. A Prefeitura de Bacabal deu início, nesta ...