terça-feira, 16 de novembro de 2021

IBGE: APONTA QUE 74% DOS MARANHENSES VIVEM COM MENOS DE UM SALÁRIO

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 74% da população do Maranhão vive com menos de um salário mínimo.

A pesquisa aponta, que em todo o país, cerca de 30 milhões de pessoas vivem com menos de um salário mínimo por mês. Segundo o cientista político, Alderico Santos, a concentração de renda é um dos principais causadores desse problema, além da falta de políticas públicas eficientes.

"Um planejamento sério, coerente, eficaz. Que garanta, por exemplo, a grande massa de trabalhadores que hoje não contribuem formalmente para a economia, possam vir a contribuir. Que haja uma boa distribuição de renda, que possibilite a diminuição das desigualdades sociais, todos esses fatores são interessantes para deixar o nosso estado com condições de dignidade humana", disse o cientista.

A pandemia de Covid-19 também agravou esse problema em todo o país, aumentando o abismo socioeconômico entre as classes. Com a renda bem restrita e a inflação desenfreada, tem sido um desafio manter as contas em dia ou se alimentar.

Nadir Silva é vendedora ambulante no Centro de São Luís e tem sofrido os efeitos da pandemia, mas mesmo assim, ainda não desistiu. Todos os dias, elas se desloca para o seu local de trabalho em busca de renda para manter sua família.

"Fico até 18h, todo o santo dia. O dinheiro não dá, só dá pra comer. As contas atrasam né? Eu prefiro comer do que pagar conta", afirma.

Todos os dias, a também vendedora ambulante, Nelci Ribeiro, vem para a Rua Grande, principal rua do comércio popular da capital maranhense, para vender café. O esforço tem dado resultado, já que é do deste trabalho, que ela tira o sustento da família.


Fonte: G1



Nenhum comentário:

Postar um comentário

DENÚNCIA: IRMÃOS DESAPARECIDOS EM BACABAL TERIAM SIDO VISTOS EM HOTEL NO CENTRO DE SÃO PAULO.

FOTO REDE SOCIAS. Denúncia foi recebida pela Polícia Civil de São Paulo neste sábado (24), que instaurou um procedimento para investigar o c...