Lula em entrevista ao
Jornal Nacional, da Globo - 10/07/2025 (Foto: Ricardo Stuckert/PR).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quinta-feira (10), em entrevista ao Jornal Nacional, na Globo, a "ingerência" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na "soberania" de outros países, incluindo o Brasil.
"É um direito reagir", defendeu Lula, ao prometer a proteção aos empresários brasileiros, explicando que o governo tentará negociar em primeiro lugar. "Essa é a hora de mostrar que queremos ser respeitados no mundo".
Lula criticou a "intromissão do presidente de
outro país no poder judiciário do meu país", criticando as declarações em
defesa de Jair Bolsonaro por parte do norte-americano como um
"desaforo". "É inaceitável, inadmissível. Aqui tem justiça, com
presunção de inocência".
"Não existe explicação a não ser falta de
informação e uma tentativa de atrapalhar uma relação muito virtuosa",
afirmou Lula, explicando os passos que serão tomados:
"O Brasil utilizará a Lei de Reciprocidade Econômica quando necessário e vai tentar junto à OMC e outros países que a OMC tome uma posição".
"A partir daí, em primeiro de agosto, quando ele começar a taxa, se não tomarem uma decisão, aplicaremos a reciprocidade. Se ele ficar brincando de taxação, vai ser infinita a taxação", afirmou.
A reação surge após, em carta a Lula publicada em sua rede social, o presidente dos EUA anunciar que adotará uma tarifa comercial unilateral de 50% sobre as importações de todos os produtos brasileiros a partir de primeiro de agosto.
A guerra tarifária dos EUA contra o Brasil é uma tentativa de pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF) e livrar Jair Bolsonaro do julgamento pela tentativa de golpe de Estado.
ASSISTA O VÍDEO.
Cortes 247
O DIÁLOGO. A Bíblia, a palavra de DEUS, nos ensina que o diálogo é uma ferramenta poderosa para a vida espiritual e para as relações humanas. É através do diálogo que podemos nos aproximar de Deus, construir relacionamentos saudáveis e promover a paz e a harmonia em nossas vidas e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário