sexta-feira, 13 de setembro de 2019

SINDICATO DOS MOTOTAXISTAS DE BACABAL E REGIÃO DO MÉDIO MEARIM. JUNTO COM A FESSIMOTO E GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO PROMOVE CURSO MOTOTAXISTA EM BACABAL DIAS 13,14 E 15 DE SETEMBRO DE 2019. VEJA IMAGENS.

INSTRUTOR MOREIRA NETO DETRAN - MARANHÃO

Parecia a realização de um sonho. Depois de anos a fio, trabalhando nas piores condições, ver a profissão regulamentada por meio de uma lei federal seria, então, a carta de alforria para aqueles homens, ávidos por mais dignidade, no exercício de seu trabalho. Essa regulamentação cravou o fim das guerras travadas nas mais diversas esferas, pois, como bem analisado na obra "Mototaxistas: a luta pelo direito ao trabalho, os conflitos advindos da falta de regulamentação dessa classe se estendiam desde a seara administrativa, passando pelo Poder Judiciário, até chegar, absurdamente, às chamadas "vias de fato", traduzidas na prática de violência, em suas mais diversas formas.

O clima vivido era de total instabilidade e insegurança, mas que, teoricamente, teria seu fim anunciado em 29 de julho de 2009, com o advento da Lei 12009/09, que, conforme seu preâmbulo, regulamenta, além de outras profissões, a de moto taxista e moto frete.

Sábias palavras, sem dúvida. Não houve alternativa, senão tornar legal o clamor da sociedade, notadamente destes trabalhadores. É fundamental que o Direito evolua sempre e que essa evolução se desenvolva de maneira coerente, baseada nas mais diversas relações humanas, principalmente porque o Direito não é apenas um conjunto de regramentos jurídicos que regem a vida em sociedade, de modo geral, mas sim a consequência de estudos sobre analogia, cultura e costumes de um povo, de maneira que a lei deve melhor atender à necessidade humana. A estagnação ou retrocesso jurídico torna o Direito injusto e isso afetaria sobremaneira a sociedade, gerando desigualdades ainda maiores que as já experimentadas na atualidade.

E nos dias 13,14 e 15 de setembro de 2019. Bacabal recebe o instrutor MOREIRA NETO. Detran Maranhão, para ministrar o curso em Bacabal, para profissionalizar a categoria regulamentada pela resolução 410 do CONTRAN.

Veja as imagens do curso.



















Redação/BLOG EDMILSON MOURA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEM AÍ SEMINÁRIO DE MARKETING ELEITORAL COM MARCO ITEN EM SÃO LUÍS - MA.

  No próximo dia 18/05/2024, acontece, em São Luís - MA,  O Seminário Eleição Municipal 2024. Vença a Sua! . O evento conta com a particip...