sábado, 7 de dezembro de 2019

ATENTADO NO MARANHÃO: DEIXA DOIS ÍNDIOS MORTOS E FERIDOS NO MA; MORO SE PRONUNCIA. VEJA IMAGENS VÍDEOS E A MATÉRIA.

Ataques ocorreram no município de Jenipapo dos Vieiras, 500 quilômetros ao sul de São Luís. Há um mês outro indígena havia sido morto
Dois índios da etnia Guajajara morreram após terem sido atacados neste sábado (7) na rodovia BR-226, localizada no município de Jenipapo dos Vieiras, no Maranhão. As mortes foram confirmadas pela Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular do Estado. Representantes da Secretaria de Segurança Pública e da Fundação Nacional do Índio foram deslocados para a região. 
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro
Foto: José Cruz/Agência Brasil / Estadão Conteúdo


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, informou no Twitter que a equipe da Polícia Federal foi enviada ao local para investigar o crime e suas motivações. "Vamos avaliar a viabilidade do envio de equipe da Força Nacional à região. Nossa solidariedade às vA líder indígena Sônia Guajajara escreveu em uma rede social dizendo que é preciso acabar com os ataques contra indígenas. "Basta de vítimas, não queremos mártires, queremos vozes vivas".

Em novembro, o líder indígena Paulo Paulino Guajajara foi alvo de uma emboscada de madeireiros na reserva Arariboia. Naquele mês, o Ministério Público Federal (MPF) pede na Justiça que as autoridades tomem providências para evitar mortes de índios "guardiões da floresta" como Paulo Paulino Guajajara, Atualmente existem ao menos quatro "guardiões" sob ameaça de morte na área indígena onde ocorreu o crime e outros 20 em todo o estado.

Cargas começaram a ser saqueadas por indígenas, como mostra o vídeo abaixo;




Um tiroteio ocorreu neste sábado dia 07 de dezembro de 2019, na BR-226 entre Grajaú e Barra do Corda, onde deixou dois índios mortos e outros quatro feridos. Segundo informações.

SEGUE A NOTA DO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SOBRE O ACONTECIDO.


Sobre o atentado contra lideranças indígenas Guajajara ocorrido neste sábado, 07, na BR 226, entre as Aldeias Boa Vista e El Betel, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) informa que está acompanhando o caso junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública (S S P) e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai). Neste momento, uma equipe técnica da dos Vieira s. Sedihpop encontrase em deslocamento à Jenipapo A SSP, por meio das Polícias Civil e Militar, está no local, tomando as providências cabíveis. Os indígenas feridos já foram encaminhados para o hospital, com apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do Até o momento Maranhão. , dois óbitos foram confirmados O Governo do Maranhão, por meio da . Secretaria de Estado de Segurança Pública informou o caso à Polícia Federal, solicitando a adoção das medidas cabíveis.

ATENTADO

Este é o segundo ataque a tiros contra indígenas Guajajara em menos de dois meses. No dia 1º de novembro, o guardião da floresta Paulo Paulino Guajajara, 26 anos, foi assassinado em um ataque de madeireiros na Terra Indígena Arariboia. O indígena Laércio Guajajara ficou ferido. Ele e mais dois guardiões da floresta ingressaram no Programa de Proteção à Testemunha devido às ameaças que sofrem no território. Os Guardiões da Floresta são defensores e atuam motirando e combatendo a exploração ilegal de madeira nas terras indígenas do Maranhão.

Blog/EDMILSON MOURA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLITICA: FATO NOVO? EXISTE RUMOR QUE JOÃO ALBERTO ARTICULA SUA POSSE NA CÂMARA MUNICIPAL DE BACABAL-MA.

Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão. Em fase de configuração do sistema, o site w...