quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

EDITORIAL CARNAVAL 2021: UMA OPINIÃO SOBRE O CARNAVAL 2021. VEJA.

Em 2020. Carnaval aconteceu antes do primeiro caso confirmado de coronavírus. Não deverá haver adiamento, mas sim, cancelamento do “Carnaval2021”. Por uma única razão: A preservação da vida. Não se deve pensar em nada que não seja o cancelamento, tanto dos desfiles de escolas de samba, quanto a desfiles de blocos. Não existe vacina, não há controle e eficácia sanitária e nem mesmo condições de controle de massa popular, pois, o que vemos em plena pandemia é a falta total de respeito, bom senso e amor à vida e ao próximo, com AGLOMERAÇÃO e o NÃO USO DA MÁSCARA, por grande e expressiva parte da população, o que com certeza, não será diferente do povo que ama o carnaval. E se ama mesmo. 

Atualmente estamos vivendo, possivelmente, o pior momento da humanidade pós-Segunda Guerra Mundial, em função de uma pandemia global, que tem fortes impactos na economia. Até 20 de setembro de 2020, mais de 30 milhões de pessoas no mundo já pegaram o vírus, com quase um milhão de óbitos. No Brasil, de casos oficiais, já ocorreram mais de 4,5 milhões de casos, e mais de 135 mil falecimentos. Segundo o Banco Mundial, a recessão deste ano será a décima-quarta crise econômica mundial desde 1876, sendo a quarta mais profunda em termos de perda de atividade econômica, ficando atrás “somente” dos períodos das duas Guerras Mundiais e da Grande Depressão, após a Crise de 1929. De acordo com as projeções do Banco Mundial e do FMI, mais de 90% dos países do mundo devem apresentar um recuo do PIB per capita neste ano, fato inédito na história econômica mundial.

Por outro lado, as “principais cabeças” do mundo estão buscando uma solução para esta grave crise sanitária, e possivelmente até o final deste ano/começo de 2021 teremos uma (ou mais) vacina(s) para (assim esperamos!) resolver a situação. Com a vacina pronta e aprovada, o passo seguinte será a logística (no Brasil e no mundo) da sua produção e distribuição para a maior quantidade de pessoas.

Na hipótese (mais provável) de não poder ocorrer o carnaval em fevereiro próximo, uma das principais dúvidas é sobre a possível nova data, e se cada município vai fazer o seu “carnaval fora de época” quando quiser, se quiser, ou se haverá uma nova data nacional. para o evento, propõe-se uma data conjunta, envolvendo Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outras cidades. Essa ideia agrada bastante, e acredito que o caminho deveria ser esse mesmo, de uma nova data, nacional, Talvez uma decisão tão importante (para haver em nova data ou para adiá-la definitivamente e passar para 2022) ou precise esperar um pouco mais para o martelo definitivo ser batido. Essa incerteza precisa estar presente nos cenários analisados pelas Autoridades de Saúde. 

A imprensa precisa ser consultada, para saber se estaria interessada em fazer as transmissões numa nova data, ou não, se prefere esperar o carnaval de 2022. Mais isso cabe uma decisão das Autoridades de Saúde.

Sem vacina, o carnaval 2021 deve ser cancelado. É nossa opinião.

 

Blog Edmilson Moura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARABÉNS BAIRRO DA ESPERANÇA: A PREFEITURA DE BACABAL INAUGUROU A NOVA UNIDADE SAÚDE DA FAMÍLIA NO BAIRRO ESPERANÇA, SITUADA NA PRAÇA DA BIBLIA. VEJA AS IMAGENS DO EVENTO.

O prefeito de Bacabal, Edvan Brandão, e o secretário de saúde, James Soares, inauguraram no dia 30 de outubro de 2024, a nova Unidade Saúde ...