sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

PROFISSIONAIS DA SAÚDE: LULA SANCIONA PROJETO QUE TORNA AGENTES COMUNITÁRIOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. PARABÉNS. ASSISTA VIDEO.

Texto permite aos agentes comunitários de saúde acumular cargos; agentes de combate às endemias também são beneficiados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que reconhece os agentes comunitários de saúde como profissionais de saúde. A norma também vale para os agentes de combate às endemias. Além disso, ambas as profissões passam a ser regulamentadas.

A cerimônia se deu no Palácio do Planato, nesta sexta-feira (20), com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade.

O texto também permite a ambas as categorias acumular cargos. Hoje, a Constituição só dá essa prerrogativa a professores e profissionais de saúde caso a profissão seja regulamentada e haja compatibilidade de horários.

O Brasil tem, atualmente, 265 mil agentes comunitários, segundo o governo federal. Eles atuam em campos como o da Saúde da Família e prevenção de doenças. Outros 61 mil profissionais de combate às endemias atuam na vigilância epidemiológica e ambiental e controle de doenças.

Os salários desses agentes são pagos com recursos vindos integralmente da União. Em 2022, foram empenhados R$ 7,8 bilhões para os pagamentos. Em 2023, devem ser destinados R$ 9,9 bilhões, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

(CLIQUE AQUI), e assista o vídeo.


O TEMPO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CÂMARA DE BACABAL QUARTA-FEIRA 24.04.24. ALUNOS DO 5º ANO DO “CONASA” VISITAM O LEGISLATIVO, FOI APROVADO PROJETO DE RESOLUÇÃO SALA REUNIÕES DR. NONATO CHAVES, E RECEPÇÃO VEREADOR ENOQUE LIRA. VEJA VÍDEO, IMAGEM, ASSISTA TODA SESSÃO.

Mesa diretora Câmara. Da esquerda para direita. Vereadora Natália Duda Primeira Secretaria. Vereador Melquiades Neto Presidente e Vereador A...