terça-feira, 13 de agosto de 2024

ELEIÇÕES 2024: PRAZO PARA REGISTRO DE CANDIDATURAS NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024 TERMINA NESTA QUINTA-FEIRA. “TSE” SOS-VOTO “1491” DISQUE MENTIRA. CONFIRA.

Termina nesta quinta-feira dia 15/08/2024 o prazo para que partidos políticos apresentem à Justiça Eleitoral os registros de candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nas Eleições Municipais de 2024.

O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro, e, onde necessário, o segundo turno será realizado em 27 de outubro.

Para estarem aptos a concorrer, os candidatos devem ter sido escolhidos em convenções partidárias realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto. Além disso, precisam atender às condições de elegibilidade e não se enquadrar em nenhuma das causas de inelegibilidade previstas por lei.

Requisitos de Elegibilidade

A Constituição Federal, no artigo 14, estabelece os requisitos de elegibilidade para os que desejam concorrer a cargos públicos. Entre eles, estão a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição do pleito, e a alfabetização.

Para concorrer aos cargos de prefeito ou vice-prefeito, o candidato deve ter, no mínimo, 21 anos de idade até o dia da posse. Já para o cargo de vereador, é exigida a idade mínima de 18 anos na data do pedido de registro de candidatura. Além disso, candidatos do sexo masculino devem comprovar a regularização de sua situação militar.

Onde as eleições ocorrem

Apenas o Distrito Federal e o arquipélago de Fernando de Noronha não têm eleições municipais. Eleitores de todas as outras mais de 5,5 mil cidades brasileiras irão às urnas no dia 6 de outubro para escolher os representantes do Executivo e Legislativo locais pelos próximos quatro anos. 

Segundo o Tribunal Superior eleitoral (TSE) o eleitorado aumentou 5,4% em comparação com as eleições de 2020 e serão 155,9 milhões de eleitores aptos a votar no próximo pleito. As mulheres representam 52% do total — com 81,8 milhões de eleitoras e os homens somam 74 milhões — o equivalente a 48% do eleitorado. 

Quem não votar no 1º turno e não justificar a falta no dia da eleição precisa apresentar justificativa em qualquer cartório eleitoral, pelo e-Título ou pelos portais do TSE e dos TREs na internet até 5 de dezembro de 2024. Quem não comparecer às urnas no 2º turno deve justificar a ausência até 7 de janeiro de 2025. 

Mais que obrigatório, o voto é o maior instrumento de exercício da cidadania que temos, avalia o advogado Antonio Ribeiro. Por isso, ele deve ser feito com compromisso e responsabilidade.

“É necessário que o eleitor esteja atento a todas as propostas, analise com cuidado as promessas que são feitas e, acima de tudo, exerça a cidadania votando e participando do pleito eleitoral.”   

Prestação parcial de contas  

Entre os dias  9 a 13 de setembro os partidos e candidatos deverão enviar à Justiça Eleitoral a prestação parcial de contas — o que deve ser feito pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). No dia 15 de setembro ocorre a divulgação desses dados, com os nomes, o CPF ou o CNPJ dos doadores e dos valores doados.

Prisão de eleitores  

A prisão de candidatos que vão concorrer a cargos públicos fica proibida a partir de 21 de setembro — 5 dias antes do 1º turno. Exceção apenas para casos de flagrante delito. Para os eleitores, as prisões não podem acontecer a partir de 1º de outubro — 5 dias antes do 1º turno. Neste caso, as exceções se estendem a flagrante delito, cumprimento de sentença judicial por crime inafiançável ou em razão de desrespeito a salvo-conduto.  

Transporte de armas e munições  

Entre os dias 5 e 7 de outubro — véspera e um dia depois do 1º turno — colecionadores de armas, atiradores e caçadores não poderão transportar armas e munições em todo o território nacional. O mesmo vale para o 2º turno entre os dias 26 e 28 de outubro.

SOS Voto: saiba como funciona o número para denunciar mentiras sobre as Eleições 2024. (CLIQUE AQUI)

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SÃO LUÍS GONZAGA DO MARANHÃO: DR. JÚNIOR É FORTE SIMPLES VISITAS PASSAM SER GRANDES ARRASTÕES NAS RUAS, AVALIAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL. 51,8% AFIRMAM QUE APROVAM VÍDEO.

Arrastão dia 14 de setembro de 2024 Dico Salazar conta com o apoio de Dr. Júnior. Prefeito pelo segundo mandato,  Dr. Júnior  continua mo...