Foto: Divulgação/Equatorial
A Equatorial Maranhão anunciou nesta segunda-feira dia 02 de dezembro de 2024, a bandeira tarifária verde para o mês de dezembro, período marcado pelas chuvas. A cobrança tarifária da bandeira verde foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que significa que há condições favoráveis para a geração de energia e, por essa razão, a tarifa não sofre nenhum acréscimo.
A bandeira tarifária é um sistema implementado pela ANEEL para indicar os custos de geração de energia no Brasil. Esse modelo considera o custo variável da produção, levando em conta fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o crescimento das fontes renováveis e, quando necessário, o uso de fontes de geração mais caras, como as termelétricas.
Entenda como o sistema de bandeiras é representado:
Bandeira Verde: Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, significa que a conta de luz não sofre nenhum acréscimo.
Bandeira amarela: Significa que as condições de geração de energia estão menos favoráveis e a conta sofre acréscimo.
Bandeira vermelha: Quando acionada, ela implica em tarifas de maior valor, devido ao maior custo de geração de energia naquele período.
Apesar das melhores condições da geração de energia no país, é importante manter a vigilância quanto ao uso sustentável da energia elétrica, evitando desperdícios, que prejudicam o meio ambiente e afetam o setor elétrico como um todo. Por isso, a Equatorial Maranhão reforça a importância de seus clientes continuarem com hábitos de consumo conscientes.
A bandeira tarifária para o mês de dezembro será verde, sem cobrança extra na conta de luz. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a mudança foi possível graças à “expressiva melhora das condições de geração de energia” no país.
“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, explica a Aneel.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras
tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica.
Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema
Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos
comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de
recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de
fontes de geração mais caras como as termelétricas.
A
bandeira da tarifa de energia passa de amarela para verde a partir de dezembro. A mudança representa reduções no bolso dos consumidores
brasileiros. O anúncio foi feito na última sexta-feira (29) pela Aneel (Agência
Nacional de Energia Elétrica).
O Brasil vai ter Bandeira Verde em dezembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário