quarta-feira, 24 de setembro de 2025

CÂMARA DE BACABAL DIA 24.09.2025 SESSÃO SOLENE DE OUTORGA TITULO DE CIDADÃ A PUREZA LOPES AUTORIA DO EX-VEREADOR PROFESSOR MARKIM, E APÓS ACONTECEU A SESSÃO ORDINÁRIA. PRESENÇA DOS MOTOTAXISTAS DE BACABAL NA GALERIA. VEJA VÍDEO.

Pureza Lopes Loyola. Ativista dos direitos humanos brasileira, oriunda de Presidente Juscelino (MA), liderou a luta contra o trabalho escravo e o tráfico de pessoas no Brasil. Inspirou em 1995 a criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel do Ministério do Trabalho, resgatando mais de 61 000 trabalhadores.

Quando Pureza Lopes Loiola atendeu a primeira ligação telefônica de Renato Barbieri, impressionou-se ao saber que o cineasta desejava levar sua vida às telas. Dias antes, durante um culto, um pastor evangélico dissera que os olhos do mundo iriam vê-la. "Agora estou entendendo. O cinema são os olhos do mundo", disse a mulher, que criara cinco filhos com a venda de tijolos em Bacabal (MA), distante 240 quilômetros de São Luís.

Onze anos antes da ligação, Pureza recebera em Londres o Prêmio Anti-Escravidão da Anti-Slavery International, mais antiga entidade mundial de combate ao trabalho escravo. Mas, no Brasil, poucos conheciam sua trajetória.

No início dos anos 1990, depois de um mês sem notícias do filho caçula, Antônio Abel Lopes Loiola, que partira em busca da sorte no garimpo, Pureza decidiu seguir seu rastro. Munida de uma bolsa e da roupa do corpo, estava resolvida a encontrá-lo vivo ou morto. Ela sabia apenas que ele tinha ido ao Pará. 

A jornada transformaria a mãe angustiada em um símbolo do combate ao trabalho escravo e seria o ponto de partida do longa Pureza (2019), de Barbieri, que já fez parte da seleção oficial de outros 23 festivais ao redor do mundo e aguarda o fim da crise sanitária para chegar ao circuito comercial.

Peregrinação em busca do filho

Pureza nasceu em Presidente Juscelino, município a 85 km de São Luís, e chegou com três filhos a Bacabal, onde o marido tinha parentes. Com o fim do casamento, a sobrevivência passou a depender da olaria na qual trabalhava ombro a ombro com a prole.

BIOGRAFIA PUREZA LOPES QUE RECEBEU A OUTORGA O TÍTULO DE CIDADÃ BACABALENSE.

(CLIQUE AQUI) e assista a sessão entrega do titulo a Pureza Lopes Loyola, com a palavra a presidenta Natália Duda.

(CLIQUE AQUI) e assista toda sessão ordinária do dia 24 de setembro de 2025.

ASSISTA A PALAVRA DA PRESIDENTE CÂMARA DE BACABAL NATÁLIA DUDA

Foto ilustrativa do perfil Grupo do Sindicato no WhatsApp

EM TEMPO: Os mototaxistas de Bacabal prestigiaram a sessão desta quarta feira dia 24 de setembro de 2025, presentes juntamente com o presidente Raimundo Tera na Galeria da Câmara de Bacabal.


Da. ASCOM: Câmara Municipal de Bacabal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TODO PODER EMANA DO POVO: EM VOTAÇÃO UNANIME ‘CCJ” DO SENADO REJEITA “PEC” DA BLINDAGEM E ENTERRA A PROPOSTA. E PAULINHO DA FORÇA FAZ CHANTAGEM QUER VOTAR ANISTIA AOS GOLPISTAS ANTES DA ISENÇÃO DO IR; BRASIL DIGA NÃO AO DEPUTADO.

Foto: REUTERS/Paulo Whitaker A proposta aprovada na Câmara gerou críticas de amplos setores da sociedade e protestos liderados pela esquer...