quinta-feira, 18 de julho de 2019

CÂMARA INICIA RECESSO INFORMAL NESTA QUINTA; SAIBA O QUE PODE SER ANALISADO NO SEGUNDO SEMESTRE.

Plenário da Câmara dos Deputados — Foto: Reuters/Adriano Machado

Deputados devem votar em agosto, por exemplo, o segundo turno da reforma da Previdência. A reforma da morte. Nova Lei de Licitações e MP da Liberdade Econômica também devem ser analisadas. 

O recesso informal da Câmara dos Deputados começa nesta quinta-feira (18) e, com isso, o calendário de votações no plenário e nas comissões será retomado somente em agosto.

Esse período é chamado no jargão legislativo de "recesso branco" e, por acordo entre os parlamentares, não haverá sessões deliberativas, nas quais há discussão e votação de projetos.

O recesso deste ano não é oficial porque o Congresso ainda não analisou a Lei de Diretrizes Orçamentárias, conforme prevê a Constituição. A LDO estabelece as regras gerais para a elaboração do Orçamento da União.

Projetos na fila
Veja alguns dos projetos que devem ser analisados pelos deputados quando acabar o recesso informal:

·                   Reforma da Previdência, a reforma da morte -  Enviada pelo governo em fevereiro, a proposta de emenda à Constituição (PEC) que prevê mudanças nas regras de aposentadoria já foi aprovada em primeiro turno e deverá ser analisada em segundo turno. Para ser aprovada e enviada ao Senado, a PEC precisa dos votos de pelo menos três quintos dos parlamentares, ou seja, 308 dos 513 deputados.
·                   Nova Lei de Licitações - A proposta já teve o texto principal aprovado em junho, mas o plenário ainda deve analisar no segundo semestre 23 destaques (sugestões de mudança) antes de enviar o texto ao Senado. Entre outros pontos, a proposta amplia a pena para a fraude em concorrências e aumenta os valores de empreendimentos que podem ter dispensa de licitação.

·                   Reforma Tributária - A comissão especial que vai analisar a proposta foi instalada em 10 de julho. A PEC muda a forma de cobrança de tributos no país, e os deputados da comissão terão 40 sessões para analisar o tema. Há a expectativa na Câmara de que a proposta em elaboração pelo governo tramite em conjunto com o texto a ser aprovado pela comissão.
·                   Legislação penal - O grupo de trabalho que analisa modificações da legislação penal teve o prazo de discussão prorrogado até 15 de agosto, quando deverá concluir a análise sobre o tema.


Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília


Redação/Blog Edmilson Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BACABAL A FRUXA ESTÁ SOLTA: JOVEM É MORTO A TIROS APÓS CONFUSÃO EM FESTA NO BAIRRO COHAB 3, EM BACABAL. ASSISTA AO VÍDEO.

Um homem identificado como Ítalo Igor, foi morto a tiros na madruga deste sábado (31) no bairro Cohab 3, na cidade de Bacabal, informações q...