segunda-feira, 21 de outubro de 2019

A CRISE NO PARTIDO PSL DO PRESIDENTE BOLSONARO: CINCO DEPUTADOS PEDEM AO STF PARA PROIBIR PSL DE SUSPENDÊ-LOS DAS ATIVIDADES PARTIDÁRIAS. VEJA MATÉRIA.


Delegado Waldir (è esquerda) e Eduardo Bolsonaro (à direita) disputaram a liderança do PSL na Câmara — Foto: Luis Macedo e Vinicius Loures/Câmara dos Deputados.


O Comando do partido decidiu suspendê-los em meio ao embate entre o grupo ligado a Bolsonaro e a ala de Luciano Bivar. Parlamentares dizem não ter sido notificados sobre decisão.

Cinco deputados federais do PSL pediram nesta segunda-feira (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF) para proibir o partido de suspendê-los das atividades partidárias.

Os autores do pedido são: Alê Silva (MG); Bibo Nunes (RS); Carla Zambelli (SP); Carlos Jordy (RJ); e Filipe Barros (PR). O documento é assinado pelo advogado Admar Gonzaga, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

>> Leia mais abaixo a argumentação dos deputados
Na semana passada, o comando do PSL decidiu suspender esses cinco parlamentares em meio ao embate entre o grupo ligado ao presidente Jair Bolsonaro e a ala ligada ao presidente do partido, Luciano Bivar.

Nesta segunda, porém, a assessoria de Luciano Bivar informou que a suspensão do cinco deputados está "em processamento".

A suspensão das atividades partidárias consiste, por exemplo, na retirada do parlamentar de comissões temáticas e na proibição de o deputado falar em nome do partido.

Os cinco deputados que apresentaram o pedido ao STF são da ala ligada ao presidente da República e assinaram a lista para que o deputado Eduardo Bolsnaro (PSL-SP) assumisse a liderança do PSL no lugar do deputado Delegado Waldir (PSL-GO), ligado a Bivar.

O caso deverá ser analisado pelo ministro Luiz Edson Fachin. Antes de tomar uma decisão, Fachin deverá pedir informações ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O QUE OS DEPUTADOS ARGUMENTAM
No pedido enviado ao Supremo, os deputados afirmam que não receberam notificação formal de instauração de procedimento disciplinar nem aplicação de penalidade.

"O açodado anúncio foi o ápice da perseguição promovida pelo partido não só em desfavor dos requerentes, mas de todos os integrantes que, em conjunto com o presidente da República, buscam transparência e moralidade nos gastos de recursos oriundos do fundo partidário", diz o documento.

O mandado de segurança afirma ainda que os parlamentares foram "sumariamente suspensos" sem prazo determinado e em "manifesta inobservância" das normas.

Uma das principais batalhas em meio à guerra interna no PSL foi a disputa pela liderança do partido na Câmara. A ala do presidente Jair Bolsonaro tentou articular a derrubada do Delegado Waldir e emplacar o filho Eduardo. Mas acabou derrotada pelo grupo de Luciano Bivar, presidente da sigla.

·          
Foram apresentadas 3 listas (2 em apoio a Eduardo e 1 defendendo Waldir) para a Secretaria Geral da Mesa definir quem deveria ocupar o cargo. Nesta quinta-feira (17), a Câmara validou a permanência de Waldir na liderança, porque ele apresentou 29 assinaturas válidas, cinco a mais que a última lista pró-Eduardo. Ao todo, a bancada do PSL tem 53 deputados.

·         Quatro parlamentares assinaram as três listas: Coronel Chrisóstomo (RO), Daniel Silveira (RJ), Luiz Lima (RJ) e Professor Joziel (RJ).
·         Outros dois deputados da sigla não assinam nenhuma delas: o presidente do partido, Luciano Bivar (PE), e o Coronel Armando (SC).
·         Por fim, dois deputados assinaram apenas a primeira lista, a favor de Eduardo Bolsonaro, e não assinaram as demais: Bia Kicis (DF) e Loester Trutis (MS).

VEJA QUEM ASSINOU CADA LISTA
Listas para indicar o líder do PSL na Câmara
Lista 1 - Eduardo Bolsonaro
Lista - Delegado Waldir
Lista 2 - Eduardo Bolsonaro
Alê Silva (MG)
Abou Anni (SP)
Alê Silva (MG)
Aline Sleutjes (PR)
Charlles Evangelista (MG)
Aline Sleutjes (PR)
Bia Kicis (DF)
Coronel Chrisóstomo (RO)
Bibo Nunes (RS)
Bibo Nunes (RS)
Coronel Tadeu (SP)
Carla Zambelli (SP)
Carla Zambelli (SP)
Daniel Freitas (SC)
Carlos Jordy (RJ)
Carlos Jordy (RJ)
Daniel Silveira (RJ)
Caroline De Toni (SC)
Caroline De Toni (SC)
Del. Antônio Furtado (RJ)
Chris Tonietto (RJ)
Chris Tonietto (RJ)
Del. Marcelo Freitas (MG)
Coronel Chrisóstomo (RO)
Coronel Chrisóstomo (RO)
Delegado Pablo (AM)
Daniel Silveira (RJ)
Daniel Silveira (RJ)
Delegado Waldir (GO)
Dr Luiz Ovando (MS)
Dr Luiz Ovando (MS)
Dra Soraya Manato (ES)
Eduardo Bolsonaro (SP)
Eduardo Bolsonaro (SP)
Enéias Reis (MG)
Filipe Barros (PR)
Filipe Barros (PR)
Fabio Schiochet (SC)
General Girão (RN)
General Girão (RN)
Felício Laterça (RJ)
General Peternelli (SP)
General Peternelli (SP)
Felipe Francischini (PR)
Guiga Peixoto (SP)
Guiga Peixoto (SP)
Gurgel (RJ)
Helio Lopes (RJ)
Helio Lopes (RJ)
Heitor Freire (CE)
Junio Amaral (MG)
Junio Amaral (MG)
Joice Hasselmann (SP)
Luiz Lima (RJ)
Loester Trutis (MS)
Julian Lemos (PB)
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP)
Luiz Lima (RJ)
Júnior Bozzella (SP)
Márcio Labre (RJ)
Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP)
Léo Motta (MG)
Professor Joziel (RJ)
Márcio Labre (RJ)
Lourival Gomes (RJ)
Ricardo Pericar (RJ)
Professor Joziel (RJ)
Luiz Lima (RJ)
Sanderson (RS)
Ricardo Pericar (RJ)
Marcelo Brum (RS)
Vitor Hugo (GO)
Sanderson (RS)
Nelson Barbudo (MT)
Vitor Hugo (GO)
Nereu Crispim (RS)
Nicoletti (RR)
Professor Joziel (RJ)
Professora Dayanne Pimentel (BA)

Fonte: Secretaria Geral da Mesa da Câmara


Fonte: TV Globo e G1 — Brasília


Blog/Edmilson Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BACABAL-MA: ANIVERSARIANTE DO DIA 02/05/2024. MINHA ESPOSA HELENA MOURA (IRMÃ CHAGUINHA) PARABÉNS.

Helena Moura (Irmã Chaguinaha) Tudo que peço para o aniversário da minha esposa é que seja abençoado por Deus. Saiba que é uma verdadeira ...