Câmara
Com 302 votos, foi eleito, em primeiro turno, na noite desta segunda-feira dia 1º de fevereiro de 2021 presidente da Câmara, o Deputado Federal Arthur Lira (Progressistas-AL). Baleia Rossi obteve 145 votos.
Arthur Lira então teve mais que o dobro do segundo colocado e mais que a metade dos 503 votos totais. Portanto, a vitória foi definida no primeiro turno na Câmara e no Senado.
A eleição de Arthur, líder do Centrão, consagra a vitória política do presidente Jair Bolsonaro.
Aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e da maioria da bancada federal do Maranhão, o deputado Arthur Lira (PP-AL), líder do centrão, foi eleito presidente da Câmara em primeiro turno, nesta segunda-feira 1º, pelos próximos dois anos.
A votação foi secreta, mas
é possível medir quem votou em quem pela bancada federal do Maranhão. Dos 18
integrantes, sete declaram voto em Arthur Lira: Aluísio Mendes (PSC), André
Fufuca (PP), Cléber Verde (Republicanos), Edilázio Júnior (PSD), Gil Cutrim
(PDT), Pedro Lucas Fernandes (PTB) e Pastor Gil (PL).
Senado
Pacheco é eleito Presidente do Senado com apoio de Bolsonaro. Votação secreta. O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) confirmou o favoritismo e foi eleito no primeiro turno, nesta segunda-feira 1º, como novo presidente da Casa pelo biênio 2021-2022. Ele teve 57 votos, contra 21 de Simone Tebet (MDB-MS), preterida pelo próprio partido.
Aliado de Jair Bolsonaro (sem partido), Pacheco vai suceder Davi Alcolumbre (DEM-AP), seu padrinho político na disputa. Também contou com o apoio do PT, PDT e da Rede, partidos que fazem oposição ao presidente da República.
A votação foi secreta, por isso não há como identificar quem votou em cada candidato.
A vitória de Bolsonaro em 1º Turno, tanto no Senado quanto na Câmara Federal, mostram que o presidente da República segue fortalecido no Congresso Nacional e desta forma deve sepultar as tentativas de impeachment que oposicionistas estavam sonhando colocar em pauta.
É aguardar e conferir, mas
a tendência é que a relação entre Bolsonaro e as duas casas legislativas não
seja tão tensa como aconteceu nos dois primeiros anos. O diálogo, o consenso são
pontos fundamentais entre os poderes e as pessoas.
Blog Edmilson Moura.


Nenhum comentário:
Postar um comentário