quarta-feira, 26 de maio de 2021

PRESIDENTE JAIR BOLSONARO PODE SER O PRÓXIMO A DEPOR NA CPI DA PANDEMIA NO SENADO. E O QUE FAZ UMA CPI? VEJA VÍDEO.

Presidente Jair Bolsonaro 

O senador Randolfe Rodrigues apresentou um requerimento de convocação do presidente Jair Bolsonaro à CPI da Pandemia, nesta quarta-feira (26).

Segundo o senador, Bolsonaro deve explicações sobre “graves fatos que contribuíram para a perda de quase meio milhão de cidadãos brasileiros” como o uso da cloroquina e omissões na compra de vacinas e insumos e na crise da falta de oxigênio no Amazonas.

Randolfe disse, então, entender que a Constituição não permite a convocação de presidentes, porém, tampouco de governadores. Segundo o senador, como a comissão decidiu passar por cima da regra constitucional e, mesmo assim, aprovou convocações de 9 governadores, abriu-se um precedente. “Apresentei o requerimento nesses termos”, afirmou.

O que faz uma CPI?

Elas são regulamentadas pela Lei 1579, que determina, entre outras coisas, que as CPIs poderão “requerer a convocação de ministros de Estado, tomar o depoimento de quaisquer autoridades federais, estaduais ou municipais, ouvir os indiciados” e requerer informações e documentos dos órgãos de Estado.

O QUE UMA CPI PODE FAZER

A legislação diz que a CPI tem poder de investigação próprio de autoridades judiciais. Significa dizer que uma comissão de inquérito pode: 

> inquirir testemunhas (que têm o compromisso de dizer a verdade);

> ouvir suspeitos (que têm o direito ao silêncio para não se incriminarem);

> prender (somente em caso de flagrante delito);

> requisitar da administração pública direta, indireta ou fundacional informações e documentos;

> tomar o depoimento de autoridades;

> requerer a convocação de ministros de Estado;

> deslocar-se a qualquer ponto do país para realizar investigações e audiências públicas;

> requisitar servidores de outros poderes para auxiliar nas investigações;

> quebrar sigilo bancário, fiscal e de dados, desde que por ato devidamente fundamentado, com o dever de não dar publicidade aos dados.

Veja vídeo Educativo o que é uma C.P.I

Será que todas as CPIs terminam em pizza, ou seja, não deram em nada?

Em tempo: Os trabalhos da CPI da Covid.  Comissão de Inquérito foram encerrados no início da tarde dessa 4ª feira dia 26.05.2021 e a votação dos requerimentos só será realizada na próxima semana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAB - FORÇA AÉREA BRASILEIRA: INTERCEPTA “AERONAVE SUSPEITA” DA VENEZUELA.

Avião suspeito de tráfico invadiu espaço aéreo brasileiro sem plano de voo ou autorização; Piloto pousou em aérea aberta e fugiu. A  Força...