sexta-feira, 3 de junho de 2022

ATENÇÃO! O MINISTÉRIO DA SAÚDE JÁ LIBEROU QUARTA DOSE DE VACINA CONTRA COVID-19 PARA PESSOAS A PARTIR DE 50 ANOS.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta quinta-feira (02) a liberação da quarta dose de vacina contra covid-19 para maiores 50 anos. Após evento de assinatura da portaria que regulamenta a telessaúde no Brasil, Queiroga admitiu aumento no número de casos de Covid-19 no país e atribuiu o fato às medidas de flexibilização.

"Já avançamos na primeira dose de reforço, a segunda dose de reforço já está autorizada acima de 60 anos pelo Ministério da Saúde, e vamos ampliar para acima de 50 anos. Nós temos vacinas, o governo federal se preparou para isso.

Temos nos últimos 15 dias uma média móvel de óbitos inferior a 120 casos por dia. Há, é claro, um aumento de casos, porque houve uma maior flexibilização. Isso não é só no Brasil, é no mundo todo", afirmou o ministro.

 

Até o momento, a quarta dose é liberada para pessoas acima de 60 anos e imunossuprimidos. A ampliação da quarta dose para novos públicos segue o que já vem sendo adotado por algumas localidades, como o estado do Mato Grosso do Sul e a prefeitura de Manaus. Em Teresina o cronograma é ainda mais acelerado, prevendo imunização com a quarta dose para pessoas acima de 40 anos.

Em Manaus, a quarta dose para quem tem 50 anos ou mais está liberada desde o início de maio, e, no Piauí, foi liberada na mesma data para toda a população a partir dos 18 anos.

O Paraná também havia pedido autorização na semana passada para aplicar a 4ª dose em pessoas com menos de 60 anos.


Questionado sobre a possibilidade de editar uma medida para recomendar uso de máscara em locais fechados, o ministro afirmou que a pasta não pode impor o uso da proteção.

"A máscara é um direito de cada um fazer o uso dela. Nós não impedimos que as pessoas usem máscara, agora impor o seu uso, além de não funcionar, é muito difícil de fiscalizar", disse.

Marcelo Queiroga assumiu o Ministério da Saúde em 23 de março de 2021 com o objetivo de reforçar as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, levando assistência aos estados e municípios e à frente da maior campanha de vacinação da história do País.


 

Por Agência O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIXÃO DE BACABAL-MA: COLETA DE LIXO É RETOMADA NOS BAIRROS DA CIDADE. MAIS BACABAL PRECISA DE UM ATERRO SANITÁRIO? VÍDEO E IMAGENS.

LIXÃO DE BACABAL. O lixão da cidade de Bacabal - MA. O lixão está localizado na rua onze entre os bairros Vila São João e Palmeiral, a 6,8...