segunda-feira, 20 de março de 2023

PIRATARIA: CAUSAS DA PIRATARIA NO BRASIL SEJA QUAL FOR É CRIME, E QUEM APOIA É O QUE?

A pirataria ainda é um problema banalizado por muitas pessoas; porém, o tema exige contínua atenção e atualização, para que se possa combatê-lo devidamente. A pirataria está presente em todos os continentes: há estimativa de que 95% dos países têm, de alguma forma, o problema da pirataria, seja sob a forma de fabrico, distribuição, venda ou transporte de mercadorias. Transporte Clandestino.

Cerca de dois milhões de empregos formais deixam de ser criados por ano no Brasil, segundo o Conselho Nacional de Combate à Pirataria e o Ministério da Justiça.

Enquanto não houver verdadeira proteção à propriedade intelectual no Brasil. Ademais, a pirataria incentiva a corrupção e o desrespeito à Lei. Para se manter funcionando no mundo todo um esquema de pirataria, que no Brasil tem grandes ramificações, as pessoas envolvidas precisam corromper agentes públicos e desrespeitar a Lei.

Por que os piratas são incentivados a persistir nessa prática? Há sonegação de impostos, não há desenvolvimento de produto e tampouco investimento em marketing. É maior que o tráfico de drogas. E como está articulada ao tráfico de drogas, de armas, pessoas e outras atividades criminosas, passa a financiar estas.

Por paradoxal que pareça, há no Brasil muitas absolvições por conta da legislação inadequada e das penas reduzidas. Hoje temos penas de 1 ano de detenção (e multa), prescrevendo a pretensão punitiva em quatro anos. É difícil haver o processamento de uma queixa-crime em quatro anos, por conta de vários recursos possíveis de serem impetrados. De onde vem e para onde vai a pirataria? No Brasil, ela tem vertentes: fabricação local importação, transporte clandestino. “etc.”.

Já tendo sido constatado que há o consumo da pirataria em todas as classes sociais; identificação do problema relativamente recente, nosso país começou a prestar atenção no problema de 2003 em diante, parte dos órgãos de repressão não é devidamente capacitada e há desconhecimento por boa parte dos órgãos de repressão quanto aos institutos de propriedade intelectual. A Informalidade insere-se nos principais problemas no combate à pirataria; os fatores econômicos obviamente contribuem para o aumento da informalidade.

Cientes das causas da pirataria, poderemos tomar as atitudes necessárias para combater este mal que assola o Estado Democrático de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CÂMARA DE BACABAL QUARTA-FEIRA 24.04.24. ALUNOS DO 5º ANO DO “CONASA” VISITAM O LEGISLATIVO, FOI APROVADO PROJETO DE RESOLUÇÃO SALA REUNIÕES DR. NONATO CHAVES, PORTARIA VEREADOR ENOQUE LIRA. VEJA VÍDEO, IMAGEM, ASSISTA TODA SESSÃO.

Mesa diretora Câmara. Da esquerda para direita. Vereadora Natália Duda Primeira Secretaria. Vereador Melquiades Neto Presidente e Vereador A...