domingo, 17 de setembro de 2023

LULA PARTICIPA DA ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS PELA 8ª VEZ. E TEM AGENDA COM BIDEN EM NOVA YORK O TEMA É "TRABALHO DECENTE". CONFIRA.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na noite deste domingo (17/9), em Nova York, de uma reunião com empresários e de um jantar oferecido pelo presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes. O chefe do Executivo chegou aos Estados Unidos no sábado (16/9) após assinar diversos acordos de cooperação com o governo de Cuba, em Havana.

Na terça-feira (19/9), o presidente participará da abertura da 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A agenda de Lula também terá reuniões com líderes de entidades internacionais e encontros bilaterais com chefes de Estado.

“O que a gente quer é criar novos mecanismos e que tornem o mundo mais igual do ponto de vista das decisões políticas, sabe, por exemplo, eu vou repetir a questão do Conselho de Segurança da ONU, os membros permanentes. Por que que o Brasil não pode entrar? Por que que a Índia não pode entrar? Por que que a África do Sul não pode entrar? Por que que não pode entrar a Alemanha? Por que que não pode entrar a Índia? Quem é que disse que os mesmos países que foram colocados lá em 1945 continuem lá?”, questionou durante participação no programa “Conversa com o Presidente”.

Entre os temas a serem abordados pelo presidente Lula durante sua intervenção aos líderes mundiais está a necessidade de uma reforma no sistema de governança global. O modelo atual, criado depois da Segunda Guerra Mundial, tem afirmado o presidente, não representa mais a geopolítica do século 21.

Esta será a oitava vez que o presidente Lula abrirá uma Assembleia Geral da ONU. Ao longo de seus dois mandatos anteriores, ele participou do evento todos os anos entre 2003 e 2009. Em 2010, foi representado pelo então ministro das Relações Exteriores e atual assessor especial da Presidência, Celso Amorim.

Na quarta-feira (20/9), ele será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, com quem lançará uma iniciativa global para promoção do “trabalho decente”. A agenda de compromissos do presidente também incluirá eventos ligados à ONU, reuniões bilaterais com outros líderes e representantes de entidades internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BACABAL-MA: CRIME DE ESTELIONATO (ART. 171 DO CÓDIGO PENAL) HOMEM É DETIDO EM BACABAL POR USO DE DOCUMENTO FALSO PARA SAQUE DE BENEFÍCIO. ASSISTA AO VÍDEO.

Uma ação da Polícia Militar resultou na detenção de Francisco Iran, de 61 anos, conhecido como “Lola”, suspeito de utilizar documentos falso...