terça-feira, 2 de abril de 2024

ELEIÇÕES 2024: PRAZO DA JANELA PARTIDÁRIA COMEÇOU NO DIA 07 DE MARÇO E TERMINA EM 05 DE ABRIL DE 2024 NESTA SEXTA-FEIRA (07). SAIBA COMO FUNCIONA.

Faltam três dias para o fim da janela partidária. O prazo para a troca de legenda começou em 7 de março e quem pretende concorrer a um cargo nas eleições municipais de outubro deve concluir o processo até esta sexta-feira (05/04/2024).

Até essa data, é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes da eleição. A troca está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A, da Lei nº 9.096/1995).

FIDELIDADE PARTIDÁRIA

O artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95), que prevê a chamada janela partidária, foi incluído na lei pela reforma eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015). A janela também está prevista na Emenda Constitucional nº 91, aprovada em 2016 pelo Congresso Nacional. 

A partir de agora, vereadoras e vereadores que estão no final do mandato e querem concorrer à reeleição ou à prefeitura têm 30 dias para trocar de sigla sem ferir a fidelidade partidária.

Esse prazo só vale para quem ocupa cargos obtidos em eleições proporcionais, como os de vereadores. Para prefeitos, não vale porque nesse caso a eleição é majoritária.

Essa janela partidária existe porque o Tribunal Superior Eleitoral entende que nas eleições proporcionais o mandato pertence ao partido e não à candidatura.

Isso porque nesse sistema de eleição o quociente eleitoral procura valorizar a legenda, e não o candidato, como acontece nas eleições majoritárias para presidente da República, por exemplo.

Portanto, quem troca de partido fora da janela partidária, perde o mandato porque ele pertence à legenda.

Fora a janela partidária, existem duas outras situações que permitem a troca de partido sem prejuízo ao mandato.

Quando a própria legenda se desvia do programa partidário ou quando ocorre grave discriminação pessoal.

Assim, mudanças de partido que não se enquadrem nesses motivos podem levar à perda do mandato.

As Eleições Municipais de 2024 estão marcadas para os dias 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (eventual 2º turno). E os eleitores vão às urnas para escolher vereadores e prefeitos.

CÂMARA DESACELERA

Devido às movimentações para as eleições de outubro, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), fechou um acordo com os demais líderes partidários para não realizar sessões da Casa até 9 de abril. Lira resolveu liberar os deputados para costurar os apoios municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIXÃO DE BACABAL-MA: COLETA DE LIXO É RETOMADA NOS BAIRROS DA CIDADE. MAIS BACABAL PRECISA DE UM ATERRO SANITÁRIO? VÍDEO E IMAGENS.

LIXÃO DE BACABAL. O lixão da cidade de Bacabal - MA. O lixão está localizado na rua onze entre os bairros Vila São João e Palmeiral, a 6,8...