A Petrobras voltou a
aumentar o preço da gasolina, depois de cinco quedas consecutivas do valor do
combustível. A partir de 31 de maio de
2018, o preço nas refinarias subirá 0,74% e passará a ser de R$ 1,9671 por
litro.
Em maio, o preço do combustível nas refinarias da Petrobras acumula alta de 9,42%, já que em 28 de abril o litro custava R$ 1,7977.
Temer quer tapar o sol com
a peneira. "O governo do Presidente Michel Temer tem compromisso é com a
saúde financeira da Petrobrás. As medidas anunciadas pelo governo para garantir
a previsibilidade do preço do óleo diesel, que teve seu valor reduzido ao consumidor.
Congelado
por 60 dias, o preço médio nacional do litro do diesel permanece em R$ 2,1016.
Depois desse prazo, o reajuste será mensal.
Para tentar pôr fim à
greve dos caminhoneiros, o Presidente Michel Temer anunciou, na noite do último
domingo (27), além do congelamento do diesel, a redução em R$ 0,46 do seu
valor, com corte em tributos como a Cide e o PIS/Cofins
.
POLÍTICA
DE PREÇOS
As variações vêm em meio a
uma nova política de preços da Petrobras que prevê mudanças até diárias nas
cotações, em um momento em que a companhia tem prometido praticar preços
alinhados ao mercado internacional e ao mesmo tempo se esforça para evitar
perda de participação no mercado doméstico de combustíveis.
Desde que alterou sua
política de preços, em julho do ano passado, a estatal passou a promover
reajustes quase diários dos combustíveis.
A companhia refuta que
seja responsável pela alta de preços ao consumidor e diz que o valor cobrado
pela empresa corresponde a cerca de um terço dos preços praticados nas bombas.
Segundo a estatal, as
revisões podem ou não refletir para o consumidor final — isso depende dos
postos. Mas os donos de postos também apoiam a reivindicação dos caminhoneiros,
pois dizem estar perdendo margens com os aumentos de preços.
O
QUE O CONSUMIDOR PAGA
O aumento nas refinarias
não é diretamente proporcional ao reajuste nas bombas de combustíveis, embora
tenha impacto.
Os postos de gasolina
repassam ao consumidor os custos de toda a cadeia do combustível. O preço final
é composto basicamente por quatro itens: realização do produtor ou importador,
custo do etanol anidro, tributos (ICMS, PIS/Pasep e Cofins e Cide) e margens de
distribuição e revenda.
A cadeia começa com o
preço pelo qual a gasolina chega aos distribuidores vinda das refinarias, sejam
elas da Petrobras ou privadas. Além da gasolina pura comprada, as
distribuidoras também compram de usinas produtoras o etanol anidro, que é
misturado à gasolina que será vendida ao consumidor.
As distribuidoras, então,
vendem a gasolina aos postos, que estabelecem o preço por litro que será
cobrado do consumidor.
Isso é demais.
Redação/Blog Edmilson Moura