segunda-feira, 20 de setembro de 2021

APAGÃO RELATÓRIO DO TCU: APONTA QUE MEDIDAS DO GOVERNO SÃO INSUFICIENTES PARA EVITAR O APAGÃO

FOTO: getty images


Relatório elaborado pela área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta que as medidas adotadas pelo governo federal para sanar a crise hídrica e energética não são suficientes para evitar que o Brasil enfrente apagões até o fim do ano. 

O documento foi elaborado pela Secretaria de Fiscalização de Infraestrutura de Energia Elétrica (SeinfraElétrica) do TCU, na última segunda-feira 13, e publicado pelo portal G1 neste sábado, 18, publicado pelo portal G1

O órgão tem acompanhado as medidas elaboradas pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, do governo federal. Criado em junho, o grupo é presidido pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

De acordo com o relatório, o governo tem criado uma série de medidas para evitar o desabastecimento de energia, como aumento de oferta e flexibilização de restrições operativas. No entanto, a secretaria acredita que as ações não são suficientes para garantir que o país não sofrerá apagões.

Os técnicos também avaliaram ações criados pelo governo para mitigar a crise, como o programa de redução de consumo, em que o governo oferece desconto de R$ 0,50 por kWh para quem reduzir o gasto de energia entre 10% e 20%. 

De acordo com a SeinfraElétrica, o programa foi criado sem prazo razoável para entrada em vigência e sem informações prévias sobre como seria realizada a redução do consumo. Além disso, o TCU apontou que o consumidor terá de se esforçar para reduzir o consumo, mas ainda assim terá sua tarifa aumentada pela bandeira “escassez hídrica”. 

O documento também mostra que o bônus do programa será pago somente em janeiro, e que grande parte dos consumidores já havia reduzido naturalmente o consumo devido à pandemia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CÂMARA DE BACABAL QUARTA-FEIRA 24.04.24. ALUNOS DO 5º ANO DO “CONASA” VISITAM O LEGISLATIVO, FOI APROVADO PROJETO DE RESOLUÇÃO SALA REUNIÕES DR. NONATO CHAVES, PORTARIA VEREADOR ENOQUE LIRA. VEJA VÍDEO, IMAGEM, ASSISTA TODA SESSÃO.

Mesa diretora Câmara. Da esquerda para direita. Vereadora Natália Duda Primeira Secretaria. Vereador Melquiades Neto Presidente e Vereador A...