sábado, 9 de novembro de 2024

TCE-MA: MANUAL OU INSTRUÇÃO PARA UMA TRANSIÇÃO SEGURA E TRANSPARENTE NOS MUNICÍPIOS. ASSISTA VÍDEO.

O MANUAL É UM GUIA PARA OS NOVOS PREFEITOS ELEITOS NAS ELEIÇÕES DE 2024.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) está colocando à disposição da gestão pública maranhense e da sociedade em geral o guia sobre a transição municipal elaborado pelo Governo Federal com a parceria da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O Manual de Transição Municipal é um guia para os novos prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições de 2024.

O Manual vem se somar às orientações e normas do próprio TCE, contidas na Instrução Normativa para oferecer aos eleitos parâmetros seguros de uma transição de governo transparente e íntegra, envolvendo as ações dos poderes legislativo e executivo municipal.

A IN põe em destaque a necessidade de garantir a continuidade da gestão pública, uma vez que a transição visa a propiciar condições para que o agente público em término de mandato possa informar ao sucessor as ações, os projetos e os programas em andamento, fornecendo documentos e informações necessários à elaboração e à implementação de estratégias da nova gestão e à elaboração dos atos administrativos a serem editados imediatamente após a posse.

Para o TCE, a transição de mandato deve ser encarada como uma forma de evitar a descontinuidade de ações essenciais à garantia da efetividade de políticas públicas e de programas, assim como um meio de fortalecer o sistema democrático, de acordo com os princípios constitucionais do interesse público, da impessoalidade, da responsabilidade fiscal e da transparência.

Já a cartilha, desenvolvida em conjunto com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, oferece diretrizes para garantir uma transição segura e eficiente entre gestões, assegurando que os novos administradores públicos assumam seus mandatos com organização e transparência.

A participação dos Tribunais de Contas, por meio da Atricon, reforça o compromisso com o controle externo, e garante o processo de transferência de forma clara e organizada. Para o presidente da Atricon, Edilson Silva, a participação dos Tribunais de Contas é de suma importância no processo. “Queremos assegurar que as transições sejam conduzidas de maneira adequada, com benefícios para a administração pública e a sociedade”, afirmou.

Os vídeos produzidos pelo projeto “Normas em Foco” serão veiculados nos canais institucionais do TCE e (site oficial) CLIQUE E ASSISTA> instagram), canal da Escex no YouTubealém de envio por e-mail a todos os servidores.

A participação da conselheira Flávia Gonzalez Leite marca a segunda produção em vídeo do projeto Normas em Foco, criado pela Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex) para ampliar o acesso às decisões constantes dos atos normativos do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O segundo vídeo do projeto trata da Instrução Normativa nº 80/2024, que estabelece normas para uma transição de governo transparente e íntegra, envolvendo as ações dos poderes legislativo e executivo municipal.

No campo do audiovisual, a proposta é a produção de vídeos em linguagem acessível, voltados tanto ao público interno (membros, servidores, estagiários e colaboradores) quanto ao público externo (fiscalizados, servidores públicos, gestores, cidadãos e demais interessados), explicando de forma didática e objetiva o conteúdo dos atos normativos.

TCE -MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ‘PEC’ 6X1 A 4X3 É UMA ARMADILHA: POIS A REDUÇÃO DE JORNADA PODE SER ARMADILHA AO EMPREGO.

Fim da escala 6×1? Para o projeto começar a tramitar, é necessário o apoio de ao menos 171 dos 513 deputados? Escala 6×1: entenda como fun...