sexta-feira, 28 de março de 2025

AMOSTRADINHO: SUSPEITO DE ESTUPRO EM BACABAL CHEGA ALTERADO À DELEGACIA E AGRIDE IMPRENSA. ASSISTA O VÍDEO.

Na manhã desta sexta-feira, 28, um homem foi preso pela Polícia Militar em Bacabal, suspeito de tentativa de estupro. O crime teria ocorrido no bairro Vila Coelho Dias, onde a vítima, segundo relatos, dormia quando foi surpreendida pelo agressor. A prisão aconteceu após moradores ouvirem pedidos de socorro e acionarem a polícia.

De acordo com o sargento Josidarck, o suspeito estava bebendo com a irmã da vítima na noite anterior. Em determinado momento, a irmã teria saído para descansar, e o homem aproveitou para atacar a vítima, mantendo relações sexuais sem o consentimento dela. O policial destacou que a vítima acordou durante o ato e conseguiu pedir ajuda.




"Segundo ela, o suspeito chegou a obter a penetração sem o consentimento. Por isso, ele foi conduzido e apresentado à delegacia, onde será submetido aos procedimentos legais", explicou Josidarck.

No momento da apresentação à Polícia Civil, o suspeito se mostrou extremamente alterado, chegando a agredir repórteres que acompanhavam o caso. "Ele tentou intimidar as forças policiais, dizendo que tinha várias passagens pela polícia. Aqui na delegacia, ficou ainda mais agressivo, inclusive ameaçando profissionais da imprensa", relatou o sargento.

A Polícia Militar informou que a vítima será submetida a exames para confirmar a materialidade do crime. O delegado de plantão deverá solicitar um exame de conjunção carnal para comprovar a agressão sexual. O caso segue sob investigação para a devida responsabilização do suspeito.

ASSISTA AO VÍDEO.













quarta-feira, 26 de março de 2025

CÂMARA DE BACABAL SESSÃO DIA 26.03.25 APROVA PROJETO DE AUTORIA DO PODER EXECUTIVO QUE CRIA A JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÕES “JARI” VÍDEO DO SECRETARIO VEREADOR ALBERTO SOBRINHO COM A JUSTIFICATIVA DO PROJETO.

Mesa diretora Câmara de Bacabal. Da esquerda para a Direita. Vereador Alberto Sobrinho 1° secretário. Vereadora Natália Duda presidenta e vereador Reginaldo do Posto Segundo secretário.

A Casa legislativa de Bacabal aprovou em sessão ordinária desta quarta-feira dia 26/03/2025, o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que cria a Junta Administrativa de Recursos de Infrações “JARI”.

O órgão terá na sua estrutura a seção de Engenharia e Sinalização, a seção de Fiscalização, Tráfego e Administração, a seção de Educação de Trânsito, a seção de Controle e Análise de Estatística de Trânsito, a Junta Administrativa de Recurso de Infração (JARI), será administrado pelo Diretor Municipal de Trânsito.

Ao Departamento Municipal de Trânsito (DMT) compete, especialmente, fazer cumprir as leis de trânsito, a sinalização das vias públicas, promover campanhas educativas, fiscalizar, para garantia da segurança de pedestres e condutores nas vias públicas da cidade.

A Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) é responsável pelo julgamento de recursos interpostos contra a penalidade imposta pelo DMT pelo Órgão de transito composta por seis membros, um com conhecimento na área do trânsito, um servidor do órgão e representante da sociedade, nomeados pela prefeitura.

De acordo com a justificativa apresentada, o projeto tem por finalidade “regulamentar a legislação de trânsito” e, também “trazer organização e civilidade em relação ao trânsito de Bacabal que trará maior segurança aos cidadãos Bacabalenses”.

ASSISTA O VÍDEO DO SECRETARIO DA CASA VEREADOR ALBERTO SOBRINHO COM A JUSTIFICATIVA DO PROJETO.

 

VEREADORES E VEREADORAS QUE USARAM A TRIBUNA DA CÂMARA DIA 26/03/2025.











 

 (CLIQUE AQUI) e assista toda a sessão.


Da. ASCOM.

Câmara Municipal de Bacabal-MA.

terça-feira, 25 de março de 2025

NOVA BACABAL: BACABAL RETOMA O CONTROLE DO TRÂNSITO COM NOVO CONVÊNIO JUNTO AO DETRAN-MARANHÃO. ASSISTA COLETIVA DO PREFEITO ROBERTO COSTA NESTA TERÇA-FEIRA 25.03.2025.

Prefeito de Bacabal Roberto Costa assinatura do Convênio.

A desorganização no trânsito de Bacabal tem sido uma das maiores reclamações da população nos últimos anos. Falta de respeito às faixas de pedestres, sinalização deficiente, veículos estacionados irregularmente e até animais soltos nas ruas são problemas que afetam diretamente a mobilidade e a segurança de motoristas e pedestres. Mas agora, essa realidade começa a mudar! 

Depois de mais de 10 anos sem um convênio oficial com o Detran, a Prefeitura de Bacabal acaba de firmar uma parceria que permitirá reorganizar o trânsito da cidade. Com essa medida, os agentes de trânsito e a Guarda Municipal terão respaldo legal para fiscalizar, multar e garantir que as normas de circulação sejam cumpridas.

CONVÊNIO

- O que muda com esse convênio? 

- Maior fiscalização nas ruas para garantir o cumprimento das leis de trânsito. 

- Reestruturação da sinalização vertical e horizontal. 

- Modernização dos semáforos da cidade. 

- Retirada de animais soltos das vias. 

- Campanha educativa para conscientizar motoristas e pedestres. 

A prefeitura reforça que o objetivo não é apenas punir, mas transformar o trânsito de Bacabal em um ambiente mais seguro para todos. “Se até o carro do prefeito estiver estacionado irregularmente, será penalizado. A prioridade é o povo e o direito de cada cidadão”, destacou a gestão municipal. 

As mudanças começam agora e contam com a participação de todos. O trânsito é responsabilidade de cada um de nós! Vamos fazer nossa parte?

ASSISTA COLETIVA DO PREFEITO ROBERTO COSTA NESTA TERÇA-FEIRA 25.03.2025.

 

Da. ASCOM: Prefeitura de Bacabal Maranhão. Wanderson Ricardo.

À ESPERA DE JUSTIÇA: MISSIONÁRIA MARANHENSE PRESA APÓS 8 DE JANEIRO SERÁ JULGADA EM ABRIL PELO “STF” VEJA O QUE A DEFESA DIZ.


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal (STF), marcou para o dia 3 de abril a audiência de instrução e julgamento da missionária Eliene Amorim de Jesus, de 29 anos. Ela é integrante da Assembleia de Deus – Campo de Miracema, localizada no bairro Turu, em São Luís, no Maranhão, e foi presa pela Polícia Federal em São Luís, no dia 17 de março de 2023, durante a Operação ‘Lesa Pátria’, acusada de envolvimento nos atos de 8 de janeiro.

A audiência será realizada por videoconferência e conduzida pelo juiz auxiliar Rafael Henrique Janela Tamai Rocha, do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O despacho, publicado no último dia 14, foi obtido pelo blog do Isaias Rocha na noite deste sábado, 22.

A Primeira Turma do STF aceitou, por unanimidade, a denúncia oferecida contra a missionária em agosto de 2024, no âmbito da Petição 12492. A partir disso, a ação penal de número 2630 foi aberta e a acusada, notificada para apresentar sua defesa. A Defensoria Pública da União (DPU) assumiu sua representação.

Com o recebimento da denúncia, Eliene passou à condição de ré e responderá pelos crimes de golpe de Estado; tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; associação criminosa armada; dano qualificado pela violência e grave ameaça; além de deterioração de patrimônio tombado.

Segundo a acusação, assinada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, há “indícios significativos” da participação de Eliene nos atos violentos. Ela teria confessado que recebeu doações de terceiros para custear a viagem até Brasília, conforme informações do relatório de investigação.

A análise de suas transações bancárias revelou o recebimento de R$ 2.360 mil, distribuídos em 55 transferências via PIX, realizadas entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2023. Parte desses valores foi confirmada pela própria investigada em uma mensagem enviada a Antônio Freitas Gomes, conhecido como “Antônio Patriota”. Durante a audiência, estão previstas as oitivas das testemunhas de defesa e o interrogatório da ré.

Segundo membros da Assembleia de Deus, no entanto, Eliene tem o sonho de ser escritora e, por isso, estava escrevendo a história dos atos na capital maranhense, quando esteve na Praça Duque de Caxias, no João Paulo, ainda em 2022.

Em janeiro de 2023, decidiu viajar a Brasília para viver e ver de perto o que se passava na capital federal, tendo contado com a ajuda de amigos para chegar ao QG dos manifestantes em Brasília.

Segundo o jornalista José Linhares Júnior, que relembrou o caso de Eliene em vídeo nas redes sociais, não há evidências diretas de que a manicure tenha participado da organização dos atos ou da depredação de prédios públicos em Brasília. Um dos elementos que levaram à sua prisão seria a publicação de um stories em que mencionava a experiência de escrever um livro sobre os acontecimentos. Ela estava do lado de fora do Palácio do Planalto naquele dia.

DEFESA APONTA OUTRO MOTIVO 

Membros da Assembleia de Deus – Campo de Miracema defendem que Eliene tem o sonho de ser escritora e que sua presença nos atos não teria relação com tentativa de golpe.

Segundo relatos, em 2022, ela esteve na Praça Duque de Caxias, no bairro João Paulo, em São Luís, escrevendo sobre os acontecimentos políticos na capital maranhense.

No início de 2023, decidiu ir a Brasília para vivenciar os protestos de perto, contando com a ajuda de amigos para chegar ao QG dos manifestantes na capital federal.

*Por Gilberto Leda.

segunda-feira, 24 de março de 2025

BRASIL: LULA CHEGA AO JAPÃO COM OBJETIVO DE FORTALECER LAÇOS COMERCIAIS, ASSISTA REPORTAGEM.

Presidente chega ao país asiático acompanhado de uma comitiva de ministros, parlamentares e empresários.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou à Tóquio neste domingo dia (23/3) liderando uma comitiva de autoridades brasileiras integrada por ministros, além dos atuais e ex-presidentes da Câmara e do Senado Federal. Essa é a quinta vez de Lula no Japão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pousou em Tóquio, capital do Japão, às 22h da noite deste domingo (23/3). O petista terá uma extensa agenda com o intuito de fortalecer a relação comercial entre os dois países.

"Cheguei a Tóquio para uma visita oficial em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão! Aqui no Japão, terei encontros com o Imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro, Shigeru Ishiba, além de um encontro com empresários e de acompanhar a assinatura de acordos estratégicos em ciência e tecnologia, saúde e educação. Uma parceria histórica que se fortalece rumo a um futuro de inovação, crescimento e novas oportunidades para nossos povos!", escreveu o presidente no Instagram ao chegar ao Japão.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos) e do presidete do Senado Davi Alcolumbre (União), além dos ex-presidentes das Casas. Arthur Lira e Rodrigo Pacheco acompanham a comitiva. Entre os ministros presentes na viagem estão os titulares do Ministério da Agricultura Carlos Fávaro; das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Educação, Camilo Santana; do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva.

A primeira-dama Janja também cumpre agenda no Japão, mas em Osaka. Ela viajou antes do presidente Lula e participou, no sábado, de um debate sobre violência doméstica, com brasileiras que vivem naquele país. Nesta segunda-feira, Janja tem uma agenda na Expo Osaka 2025, onde terá reuniões com autoridades japonesas e com o presidente da Apex Brasil, Jorge Viana.

A última viagem de Lula ao Japão foi em maio de 2023, quando o petista participou da Cúpula do G7, grupo formado pelas maiores economias do mundo. É a quinta vez que o petista visita o país asiático.

No ano passado, o comércio entre o Brasil e o Japão atingiu US$ 11 bilhões, com um superávit brasileiro de US$ 146,8 milhões. Os principais produtos exportados para o país do outro lado do globo são: alumínio, celulose, café e minério de ferro.

Neste ano é comemorado os 130 anos das relações diplomáticas Brasil–Japão, com a assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação.

(CLIQUE AQUI) e assista reportagem.


AMOSTRADINHO: SUSPEITO DE ESTUPRO EM BACABAL CHEGA ALTERADO À DELEGACIA E AGRIDE IMPRENSA. ASSISTA O VÍDEO.

Na manhã desta sexta-feira, 28, um homem foi preso pela Polícia Militar em Bacabal, suspeito de tentativa de estupro. O crime teria ocorrido...