sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

SÓ JESUS NA CAUSA: COMBUSTÍVEIS, IMPOSTOS FEDERAIS VOLTARÃO A SER COBRADOS NO FIM DO MÊS.

Em entrevista, representante da Receita Federal confirmou que PIS/Cofins e Cide voltarão a incidir sobre os combustíveis a partir de março?

A Medida Provisória assinada por Lula que determinou a desoneração do Pis/Cofins e da Cide sobre os combustíveis vence na próxima terça-feira, dia 28 de fevereiro. Segundo a Receita Federal, os impostos sobre a gasolina e o etanol devem voltar a ser cobrados a partir de 1º de março.

A declaração foi feita por Claudemir Malaquias, representante do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita, nesta quinta-feira (23/2). A volta dos tributos deve causar um aumento nos preços da gasolina, etanol, GNV (gás veicular) e querosene de aviação.

Já as isenções para o diesel e para o GLP (gás de cozinha) devem valer até o final de 2023, como determinou a MP ratificada por Lula.

O tema foi alvo de muita controvérsia no novo governo. A isenção de tributos sobre os combustíveis foi uma das heranças do governo de Jair Bolsonaro.

Na troca de governo, aliados da ala mais tradicional do PT convenceram o presidente Lula a manter a benesse concedida pelo antecessor, pelo receio do impacto negativo do aumento de preços da gasolina e etanol no início do mandato.

Lula cedeu aos velhos aliados, contrariando o que o ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad, vinha defendendo. A decisão, no entanto, tem validade apenas até o final de fevereiro e não há expectativa, por ora, de o presidente renovar o corte de impostos.

Tudo pode mudar ainda, pois os mesmos aliados que convenceram o chefe do executivo no início do ano estão aconselhando Lula a postergar a volta dos impostos mais uma vez.

Por enquanto, não há previsão para que os estados retornem com a taxa de ICMS de até 29% como era antes da criação do teto. Assim como nada indica que a isenção dos impostos federais será prorrogada mais uma vez.

Mais ainda existe o jeitinho brasileiro?


SÓ JESUS NA CAUSA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SARGENTO “PM” MORRE EM GRAVE ACIDENTE NA BR-402 EM ROSÁRIO MARANHÃO, AO BATER O VEÍCULO EM UM MURO. COMANDO DE POLICIAMENTO METROPOLITANO DA ÁREA SUL EMITIU NOTA DE PESAR.

O PM Edmilson Pereira da Silva, de 53 anos, natural da cidade de Vitorino Freire-MA, morreu em um grave acidente, na manhã desta quarta-feir...