terça-feira, 30 de maio de 2023

MADURO NO BRASIL: DEPOIS DE OITO ANOS, MADURO VOLTA AO BRASIL E SE ENCONTRA COM O PRESIDENTE LULA. CONFIRA.

Maduro em chegada ao Brasil | Foto: Zurimar Campos / Venezuelan Presidency / AFP / CP 

Portaria editada por Bolsonaro em 2019 proibia a entrada do ditador venezuelano no país.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Brasil na noite desse domingo dia 28 de maio de 2023, para um encontro promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com líderes sul-americanos. É a primeira vez o ditador vem ao país desde 2015, quando participou da posse da ex-presidente Dilma Rousseff. A entrada de Maduro no Brasil estava proibida por uma portaria editada em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro. 

O encontro entre Lula e Maduro nesta segunda-feira 29/05/2023 marca a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os dois líderes devem avançar no processo de normalização das relações bilaterais, incluindo a reabertura das embaixadas e setores consulares.

A reunião com líderes está marcada para essa terça-feira dia (30/05) e deve contar com a presença de 11 presidentes da América do Sul. Está previsto também um encontro com Lula nesta segunda-feira. "Agradeço a calorosa acolhida com que nos receberam em Brasília. Estaremos desenvolvendo nas próximas horas uma agenda diplomática que reforce a necessária união dos povos de nosso continente", disse Maduro no Twitter.

Em nota, o Itamaraty informou que a reunião dos presidentes tem o objetivo de "repassar os avanços" no processo de normalização das relações bilaterais, iniciado em 1º de janeiro, incluindo a reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares e a recente designação do Embaixador da Venezuela no Brasil.

"Será ocasião, também, para que os presidentes conversem a respeito dos processos de diálogo interno na Venezuela, com vistas à realização das eleições de 2024. Os dois chefes de Estado deverão tratar de temas das agendas regional, a exemplo da integração sul-americana e da cooperação amazônica, e multilateral, notadamente no que se refere aos temas de paz e segurança e mudança do clima", diz o Ministério das Relações Exteriores.

Segundo o Itamaraty, na reunião, Maduro e Lula devem examinar temas prioritários para o adensamento do diálogo em todas as áreas da relação. "Os presidentes tratarão dos resultados da recente missão multidisciplinar à capital venezuelana, organizada pela Agência Brasileira de Cooperação. Atenção especial será atribuída aos temas fronteiriços, com destaque para a proteção das populações que residem nessa faixa, entre elas os povos Yanomami", completou. 

Laços com a Venezuela

Em janeiro, durante viagem à Argentina, Lula defendeu a Venezuela sob o comando de Maduro. "O Brasil vai restabelecer relações diplomáticas com a Venezuela. Nós queremos que ela tenha embaixada no Brasil e que o Brasil tenha embaixada na Venezuela. Vamos restabelecer a relação civilizada entre dois estados autônomos, livres e independentes", afirmou Lula.

"O problema da Venezuela a gente vai resolver com diálogo, não com bloqueio. A gente vai resolver com diálogo e não com ameaça de ocupação. A gente vai resolver com diálogo, não com ofensas pessoais", completou. De acordo com Lula, a Venezuela "vai voltar a ser tratada normalmente, como todos os países querem ser tratados". "O que eu quero para o Brasil, eu quero para a Venezuela. Respeito a minha soberania e a autodeterminação do meu povo". 

Reabertura de embaixada

No mesmo mês, o governo federal iniciou o processo para reabrir a Embaixada do Brasil na Venezuela, fechada por Bolsonaro. A missão foi liderada pelo embaixador Flávio Macieira. "O envio da missão reflete a decisão do governo brasileiro de normalizar as relações bilaterais, para permitir a retomada de tratativas com o governo venezuelano sobre os diversos temas que compõem a agenda entre os dois países", disse o Itamaraty à época.

"O diálogo com a Venezuela, país com o qual o Brasil compartilha laços históricos de amizade e de cooperação, além de extensa fronteira, é fundamental não apenas para o adequado seguimento da pauta bilateral, mas também para a revitalização da integração", completa.

CORREIO DO POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA: ACHO QUE NÃO PASSA? “PL” APRESENTARÁ "PEC" QUE PODE TIRAR INQUÉRITO DE BOLSONARO DO STF.

O PL deve apresentar na próxima semana uma PEC que acaba com o foro privilegiado de deputados federais e senadores . O PL trabalha para ap...